Centro Cultural Banco da Amazônia celebra reabertura com o 1º Grito de Carnaval neste fim de semana

O Centro Cultural Banco da Amazônia retoma suas atividades ao público neste sábado (7). Além de conferir as exposições "Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak", "Uma Belém no Olhar de Alguém", "Habitar a Floresta" e "Clima, um Novo Anormal", os visitantes poderão curtir o 1º Grito de Carnaval da instituição. O evento, realizado em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP), acontece no domingo (8), às 10h, com a apresentação da Bateria Show do Grêmio Recreativo Escola de Samba Crias do Curro Velho.
Durante o evento haverá homenagem às quatro décadas de existência da FCP, com a apresentação do enredo “FCP: 40 Anos de Cultura, Sonhos e Projetos na Amazônia” e apresentação de sambas-enredos de escolas de samba do Rio de Janeiro e de Belém. No repertório estarão, dentre outros, os sambas-enredos “Hoje o Dia é da Alegria”, da Escola União da Ilha do Governador, que encantou a todos em 1982, e o paraense “Pinta Sete Sete Cores”, do Grêmio Recreativo Guamaense Arco-Íris, exibido em 1983.
Coordenado pelo Núcleo de Oficinas Curro Velho, o projeto Crias do Curro Velho acumula 35 anos de história na formação artística de jovens. Através do ensino da música e da percussão, a iniciativa atua como uma ferramenta de transformação social, promovendo a cidadania e celebrando a identidade cultural do Pará.
A história e a forma de atuar desse projeto da Fundação Cultural do Pará chamou a atenção do Centro Cultural Banco da Amazônia, lugar dedicado à difusão das manifestações artísticas da Amazônia Legal, ao fortalecimento da produção cultural local. O espaço também foi concebido para ser um polo de visibilidade para projetos sociais e talentos da comunidade, a partir de parcerias institucionais que buscam democratizar o acesso à arte.
Serviço: 1º Grito de Carnaval do Centro Cultural do Banco da Amazônia
Atração: Bateria das Crias do Curro Velho
Data: 8 de fevereiro (domingo)
Horário: 10h
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia – Av. Presidente Vargas, 800
Entrada: Gratuita