Clássico da literatura paraense será relançado na Feira Pan-Amazônica do Livro
A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, vai marcar o relançamento de um dos clássicos da literatura paraense: Senhora das Águas, de Salomão Larêdo. Publicado originalmente na década de 1980, o livro de poemas inspirado no Círio de Nazaré retorna ao público após mais de 40 anos fora de catálogo. O encontro com o autor está programado para a próxima quinta-feira (21), às 17h, no estande da Larêdo Editora (box 198).
A obra reúne cinco poemas que têm como personagem central Nossa Senhora de Nazaré. Os versos retratam o encanto do caboclo e do ribeirinho que chegam à capital para a festa religiosa, dando voz a personagens anônimos que integram a multidão do Círio. A imagem simbólica da “Senhora das Águas” é apresentada como condutora do rio Amazonas, trazendo consigo a energia das águas e conduzindo embarcações rumo a Belém.
Desde sua primeira edição, o livro foi bem recebido pela crítica e pelo público, recebendo Menção Honrosa da Academia Paraense de Letras no concurso de poesia de 1982. A nova publicação tem prefácio assinado pelo professor Paulo Nunes, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade da Amazônia (Unama), que incentivou a retomada do projeto.
A edição mantém o conteúdo original, mas traz como novidade o prefácio inédito e as ilustrações do artista plástico Emmanuel Franco, que também estarão disponíveis em pôsteres durante a feira. O projeto gráfico e a diagramação ficaram a cargo de Fernando Sette.
A Larêdo Editora participa pela segunda vez da feira e já prepara novos lançamentos de obras de Salomão Larêdo para 2026.
Serviço
Relançamento do livro Senhora das Águas, de Salomão Larêdo
Local: Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes – Estande 198, box da Larêdo Editora (Hangar – Centro de Convenções da Amazônia)
Data: 21 de agosto
Hora: 17h.