COP30: Governo do Pará lança plano de mobilidade e segurança para todo o período do evento

Compartilhe
Foto: Bruno Cecim/ Agência Pará.

O Governo do Pará apresentou o plano de mobilidade e segurança para a COP 30, nesta quarta-feira (30). O esquema, que cobrirá as pré-sessões e a Cúpula dos Líderes, foi detalhado pelo secretário da Segup, Ualame Machado, em conjunto com Luís Guilherme Martins (Secop) e Isaías Reis (Segbel), autoridades responsáveis pelas operações de mobilidade e transporte em Belém.

O plano integra forças federais, estaduais e municipais, com a participação de cerca de 20 mil agentes, entre 10 mil de segurança pública estadual e municipal, 2,5 mil das polícias Federal e Rodoviária Federal, além de 7 mil militares das Forças Armadas. Todo o trabalho será acompanhado em tempo real pelo Comitê Executivo de Segurança Integrada Regional (CESIR) e pela Central de Escolta, instalados na sede da Segup para alinhar informações e monitorar as operações de segurança e mobilidade.

Entre 2 e 21 de novembro, Belém terá interdições totais em diversas vias para organizar o tráfego e garantir a segurança dos participantes da COP 30, especialmente no entorno do Parque da Cidade.Os bloqueios ocorrerão nos seguintes trechos, que compõem o perímetro seguro do evento:

  • Av. Júlio César: entre o Elevado Daniel Berg e a Almirante Barroso.

  • Av. Dr. Freitas: entre a Rômulo Maiorana e a Visconde de Inhaúma.

  • Av. Duque de Caxias: entre a Travessa Alferes Costa e a Dr. Freitas.

  • Av. Brigadeiro Protásio (trecho a ser interditado não especificado no original, mas inserido no perímetro).

Como principais rotas alternativas e liberadas para o tráfego geral, a população poderá utilizar as avenidas:Almirante Barroso, Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral.

Outras vias terão bloqueios temporários, principalmente entre 4 e 9 de novembro, durante a Cúpula dos Líderes, apenas nos momentos de passagem dos comboios oficiais. Essas interdições momentâneas poderão ocorrer nas avenidas Duque de Caxias, José Malcher, Magalhães Barata, Domingos Marreiros, Almirante Barroso, Augusto Montenegro (pista do BRT), Travessa Castelo Branco e vias próximas à Base Aérea, durante embarque e desembarque de autoridades.

O acesso às áreas de interdição total (bloqueadas) será mantido para moradores e trabalhadores que comprovem vínculo com a região. Para garantir o acesso, será necessário um credenciamento simples, realizado mediante a apresentação de comprovante de residência ou comprovação de vínculo de trabalho no local. Equipes da organização do evento estão visitando os imóveis nas áreas de bloqueio total para efetuar o cadastro prévio e facilitar a circulação dos credenciados.

Transporte exclusivo

Para o transporte exclusivo dos participantes, haverá um corredor dedicado com 15 linhas operando cerca de 250 ônibus e 112 paradas exclusivas, ligando os principais pontos de hospedagem e serviços. O embarque será permitido apenas a credenciados pela Onu, mediante apresentação de crachá do evento ou carta de confirmação da inscrição.

Com base em estudos técnicos e análises de fluxo, a Segbel detalhou o plano municipal de mobilidade. A estratégia visa conciliar, de forma equilibrada, as demandas da COP 30 com a rotina de tráfego e transporte da cidade.

Com informações da Agência Pará.

Tags