Cursinho Alternativo da UEPA abre seleção com vagas gratuitas para estudantes da rede pública
O sonho de ingressar no ensino superior pode estar mais próximo para estudantes da capital, distritos e Região Metropolitana de Belém. O Cursinho Alternativo do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), abriu processo seletivo com a oferta de 360 vagas gratuitas.
As inscrições e a prova ocorrerão de forma simultânea e totalmente online neste sábado, 24 de janeiro, das 14h às 17h30. Os interessados devem acessar o formulário disponível na bio do @cursinhoalternativouepa, Instagram oficial do projeto.
O cursinho tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes da rede pública ao ensino superior. As vagas estão distribuídas em nove turmas de 40 alunos cada, incluindo uma turma voltada à modalidade de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Para participar da seleção, é necessário ter concluído o Ensino Médio ou estar regularmente matriculado no terceiro ano, ter cursado a educação básica em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada, possuir cadastro no CadÚnico e ter disponibilidade para aulas aos fins de semana.
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na homologação das inscrições, com a análise do correto preenchimento do formulário. A segunda etapa é a prova, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 20 questões objetivas e uma questão subjetiva, com duração total de três horas e meia. Cada disciplina: Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Português, Literatura, Física, Sociologia e Filosofia, terá duas questões objetivas, valendo 0,5 ponto cada. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0, podendo participar da repescagem.
De acordo com a coordenação do projeto, a realização simultânea das duas fases busca agilizar o processo e antecipar o início das aulas. “Este é um ano atípico, com eventos que podem impactar o calendário letivo, como as eleições. Automatizando o processo, conseguimos dar um retorno mais rápido à comunidade e iniciar as atividades mais cedo. Além disso, o formato remoto amplia o alcance e evita custos de deslocamento para candidatos de baixa renda”, explicou a coordenadora Rafaela Pinheiro.
A lista de aprovados será divulgada no dia 28 de janeiro de 2026. A matrícula presencial ocorrerá em 31 de janeiro, das 9h às 18h, no Campus I/CCSE da Uepa, localizado na Travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo, em Belém. No ato da matrícula, o candidato ou seu representante legal deverá apresentar a documentação exigida no edital, como RG, CPF, comprovante de residência, certificado de conclusão do Ensino Médio ou atestado de matrícula, além do número do NIS/CadÚnico.
A lista de repescagem será publicada em 1º de fevereiro, com matrícula prevista para o dia 7 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 21 de fevereiro. O Cursinho Alternativo é um projeto de extensão voluntário vinculado ao CCSE, que reúne todos os cursos de licenciatura da Uepa.