Documentário aborda a cultura do povo indígena Xikrin do Pará

Compartilhe
“Raízes da Celebração” mostra a tradicional Festa da Mandioca e está disponível gratuitamente na internet.

Foto: Reprodução.

Fazendo um mergulho na ancestralidade e nas tradições do povo indígena Mẽbêngôkre Xikrin, o documentário “Raízes da Celebração – Cultura e Resistência Xikrin” está disponível gratuitamente no Youtube.

O filme, realizado pela Associação Indígena Berê Xikrin, sediada na Aldeia Indígena Krãnh TI Trincheira Bacajá, em Anapu, no Sudoeste paraense, aborda uma das manifestações mais antigas do Povo Xikrin: a Festa da Mandioca.

Com 30 minutos de duração, o documentário é narrado integralmente na língua Xikrin, com legendas em português, para valorizar o ponto de vista e o direito à autodeterminação cultural dos povos indígenas do Brasil.

Além de ter envolvido diretamente os membros ligados à Associação Indígena, o audiovisual foi protagonizado pelos próprios Xikrin e tem a sua equipe de criadores formada por indígenas que participaram ativamente, desde à produção à construção da narrativa.

Festa da Mandioca

Também chamada de Kwyrykangô, a Festa da Mandioca comemora a fertilidade da terra, a colheita, a vida e a ancestralidade. Por meio de danças, cantos e pinturas corporais, os Xikrin buscam perpetuar uma tradição que agora pode ser compartilhada por pessoas de todo o mundo através do documentário.