Em Marabá, Hospital Regional oferece serviço especializado em ginecologia oncológica

Compartilhe
Foto: Divulgação

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, referência no atendimento oncológico à população da Região de Integração Carajás, tem se destacado no atendimento especializado em ginecologia oncológica com ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de colo do útero, ovário e outros que atingem as mulheres.

A unidade, gerida pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), intensificou os serviços de Ginecologia Oncológica e já contabiliza mais de 500 atendimentos entre os meses de janeiro e abril deste ano, incluindo consultas, cirurgias e diversos procedimentos especializados. Esse número expressivo reforça a relevância do serviço para a detecção precoce e o tratamento adequado dos cânceres ginecológicos.

Para pacientes como Renata Freitas, de 47 anos, moradora de Marabá, o serviço tem sido essencial. Encaminhada ao hospital após alterações em exames preventivos, ela recebeu acompanhamento especializado. "Fui atendida por uma especialista, que explicou todo o processo com muita calma, o que me deixou mais tranquila. Ela também solicitou novos exames para confirmar o diagnóstico", conta.

A expansão do serviço também tem beneficiado mulheres de municípios vizinhos, como é o caso da agricultora Joana Pereira, de 49 anos, moradora de Bom Jesus do Tocantins, que antes precisava viajar até a capital paraense para buscar atendimento. "Antes, a gente precisava viajar para Belém para conseguir esse tipo de tratamento. Hoje, graças a Deus, temos esse atendimento aqui, perto de casa, e isso faz toda a diferença", afirma.

A ginecologista oncológica Márcia Almeida explica que o Serviço de Oncologia oferece um cuidado completo, que inicia com a suspeita ou diagnóstico de cânceres ginecológicos, como os de colo do útero, ovário e endométrio. Assim, o Serviço de Oncologia dispõe de atendimento ambulatorial, avaliação clínica, exames de diagnósticos, biópsias, procedimentos minimamente invasivos e cirurgias oncológicas. A equipe também atua de forma multiprofissional, integrando o suporte psicológico a todas as fases do tratamento.

"No Hospital realizamos desde a triagem de mulheres com alterações em exames preventivos até cirurgias especializadas. Nosso objetivo é garantir um cuidado humanizado, eficaz e acessível, permitindo que as mulheres da região recebam tratamento de qualidade sem precisar se deslocar para outras cidades", explica.

Márcia também reforça a importância da prevenção como principal aliada na luta contra os cânceres ginecológicos. Entre as recomendações estão a realização regular do exame preventivo (conhecido como Papanicolau), a vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano), a adoção de hábitos saudáveis e a observação de sinais como dor pélvica persistente ou sangramentos fora do ciclo menstrual, além da consulta regular ao médico ginecologista, mesmo sem sintomas aparentes.

Regulação

Todo o acesso ao serviço é regulado pela Central Estadual de Regulação, por meio das Secretarias Municipais de Saúde. A triagem inicial é feita nas unidades básicas de saúde, que, em caso de necessidade, encaminham as pacientes para o HRSP.

O atendimento no Hospital Regional do Sudeste do Pará é totalmente realizado pelo SUS. A unidade conta com 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 distribuídos entre UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal.