Encontro de literatura infantojuvenil indígena e quilombola reflete sobre os desafios da Amazônia

Compartilhe
Foto: Divulgação.

A organização não governamental Vaga Lume promove na próxima sexta-feira (28) o 5º Encontro Virtual Vaga Lume, intitulado “Floresta de Palavras: Reflexões Literárias e os Desafios Socioambientais”, tema escolhido para refletir os interesses e as urgências da região amazônica. O evento vai reunir voluntários da rede de bibliotecas comunitárias da ONG para discutir o papel da literatura na conscientização sobre questões ambientais e sociais na região amazônica.

O encontro virtual celebra o Dia da Biblioteca (9 de abril) e o Mês do Livro, também comemorado em abril. O objetivo é promover a troca de experiências e conhecimentos entre os voluntários. O evento vai contar com a participação de escritores, educadores e ativistas que vão discutir a importância da leitura e da literatura na formação de cidadãos conscientes e engajados na preservação da Floresta Amazônica.

Além disso, o evento anual da Vaga Lume vai reunir autores infantojuvenis premiados para uma imersão com os voluntários. O painel "Literatura & Amazônia: como cultura e ciência dialogam e refletem sobre desafios ambientais?" vai ser aberto ao público e transmitido ao vivo pelo YouTube da Vaga Lume a partir das 10h45. Participam do painel Cristino Wapichana, escritor indígena premiado de Boa Vista (RR); Rachel Trajber, Doutora em Antropologia e Linguística, Roberta Tavares, escritora quilombola da região do rio Bujaru, poeta e historiadora afroamazônida, e a paraense e indígena Tai, ilustradora e quadrinista.

O Encontro tem como objetivo principal fortalecer o engajamento da rede de voluntários, fornecendo-lhes informações atualizadas sobre questões ambientais e inspirando-os a continuar o trabalho fundamental que realizam nas comunidades da Amazônia Legal. Ao fornecer ferramentas e conhecimentos relevantes, a ONG busca capacitar seus voluntários a desempenharem um papel ainda mais eficaz na promoção da leitura, da educação e da sustentabilidade na Amazônia.

Serviço

5° Encontro Virtual Vaga Lume - Floresta de palavras: Reflexões literárias e os desafios socioambientais


Painel: “Literatura & Amazônia: como cultura e ciência dialogam e refletem sobre desafios ambientais?”, com Cristino Wapichana, Rachel Trajber, Roberta Tavares e Tai.

Transmissão aberta, ao vivo, no dia 28 de março, às 10h45, pelo Youtube da Vaga Lume