Exposição “Calidez” com obras de João Genaro estreia na Galeria Benedito Nunes
A Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugura nesta sexta-feira (5) a exposição "Calidez", do artista mineiro João Genaro. A abertura é aberta ao público e acontece às 18h, na Galeria Benedito Nunes. A partir da próxima segunda-feira (8) a exposição estará aberta ao público das 9h às 17h, até o dia 31 de outubro.
Com colagens, objetos, esculturas e instalações, a exposição propõe uma reflexão crítica e sensível sobre as consequências do aquecimento global. A proposta visual foi construída a partir de dados científicos organizados em linguagem artística, promovendo uma experiência que une arte contemporânea e consciência climática.
Para esta obra, o artista reinterpretou visualmente dados de variação de temperatura no Brasil, coletados entre 1922 e 2022. As informações, originalmente reunidas pelo climatologista Ed Hawkins, da University of Reading (Reino Unido), foram transformadas em composições que usam cores quentes e frias para representar as mudanças.
A exposição "Calidez" foi viabilizada pelo Prêmio Branco de Melo 2025, uma iniciativa do Governo do Pará, através da Fundação Cultural do Pará. O prêmio faz parte da política estadual de incentivo às artes visuais no estado.
Serviço
Exposição "Calidez", de João Genaro
Galeria Benedito Nunes - Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém)
Abertura: sexta-feira, 5 de setembro, às 18h
Visitação: de 8 de setembro a 31 de outubro
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita.