Exposição destaca o Pará sob o olhar do fotógrafo Luiz Braga

Compartilhe
Mostra no Instituto Moreira Salles, em SP, reúne 258 fotografias do artista paraense.

Foto: Divulgação.

O Instituto Moreira Salles (IMS), em São Paulo, recebe até o dia 31 de agosto de 2025 a exposição “Luiz Braga – Arquipélago Imaginário” que reúne 258 imagens captadas pelas lentes do fotógrafo paraense Luiz Braga.

Com curadoria de Bitu Cassundé e Maria Luiza Menezes, a mostra iniciou no último dia 12 de abril e traz ao público um quebra-cabeças do Pará sob a ótica de Luiz Braga. Do total de fotografias em exposição, 190 são inéditas e abordam trabalhos feitos pelo fotógrafo ao longo de cinco décadas.

Sobre Luiz Braga

Luiz Braga iniciou a carreira em 1975, com fotos em preto e branco, fazendo uma transição para as coloridas em 1980. A partir daí, decidiu viver da fotografia autoral, com estatuto pleno de arte.

Sobre seu trabalho, Braga diz se orgulhar profundamente das criações que produziu ao longa dessas cinco décadas, ao mesmo tempo em que lamenta a falta de reconhecimento e conexão da maioria das pessoas com a Amazônia.

Segundo o fotógrafo, por diversas vezes já viu a expressão de exclamações de pessoas que acham que suas fotos não são de um artista paraense, mas de alguém do Rio de Janeiro, de São Paulo ou do exterior.

Serviço

Exposição fotográfica “Luiz Braga – Arquipélago Imaginário”.

Data: até 31 de agosto de 2025.

Visitação: de terça a domingos e feriados, das 10h às 20h.

Local: Instituto Moreira Salles (IMS) Paulista – Av. Paulista, 2424, São Paulo (SP), próximo à estação de metrô Consolação.

Entrada gratuita.

 

Texto com informações da Agência Brasil.