Exposição “Trans Amazônica” reúne séries sobre a vida e os corpos transgêneros femininos da Amazônia
A exposição “Trans Amazônica”, da artista plástica paraense Rafa Moreira, será aberta à visitação a partir desta sexta-feira (13), na Galeria Benedito Nunes, na Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. A mostra reúne obras produzidas pela artista ao longo de 10 anos e aborda a vida, os corpos e as narrativas de mulheres transgênero na Amazônia, tema central de sua trajetória.
Esta é a segunda exposição individual da artista em Belém, após “Como pintar uma travesti?”, apresentada no ano passado. Em “Trans Amazônica”, Rafa constrói uma linha do tempo de suas fases criativas, explorando diferentes nuances das experiências e identidades trans femininas na região.
O título da exposição faz alusão à Rodovia Transamazônica, traçando um paralelo simbólico com o caminho percorrido por pessoas trans na sociedade. A proposta destaca um olhar trans sobre a Amazônia e valoriza trajetórias marcadas por deslocamentos físicos, simbólicos e afetivos.
A artista, Rafaela Moreira, que assina suas obras como Rafael Matheus Moreira, define a exposição como um percurso de identidade atravessado pela cidade de Belém. “Essa exposição é sobre percursos, sobre o lugar que habito e o lugar que me habita. Essas obras só foram possíveis porque a cidade de Belém, em seus rostos, azulejos, pichações, narrativas e rios, construíram quem eu sou. Essa paisagem me afetou e, a partir disso, a cidade criou uma poética travesti comigo”, afirma.
Com curadoria do doutor Eduardo Bruno e do mestre Waldiro Castro, “Trans Amazônica” foi contemplada pelo Prêmio Branco de Melo 2025, da FCP. A mostra reúne 37 obras distribuídas em cinco séries: “Registros Gerais”, “Encantarias Idílicas”, “O Nascimento das Tupiniquins”, “Quebras” e “Trans Amazônica”.
A exposição segue aberta à visitação de 13 de fevereiro a 27 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita, na Galeria Benedito Nunes, localizada no Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro de Nazaré).
Sobre a artista
Rafa Moreira é formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também realizou especialização e mestrado na área. Seu trabalho já foi reconhecido em importantes salões de arte de Belém. No salão Primeiros Passos, do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU), recebeu Menção Honrosa em 2016, conquistou o 3º lugar em 2017 e o 1º lugar em 2019. Em 2024, venceu o 1º lugar no Arte Pará, promovido pela Fundação Romulo Maiorana.
Serviço
Exposição “Trans Amazônica”, de Rafa Moreira
Visitação: 13 de fevereiro a 27 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galeria Benedito Nunes, Centur (Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro de Nazaré)
Entrada franca