Exposição ‘Um rio não existe sozinho’ abre temporada de eventos culturais da COP 30 no Museu Goeldi

Compartilhe
Mostra do Instituto Tomie Ohtake reúne obras de nove artistas e um escritório de arquitetura ficará exposta em 10 espaços do Parque Zoobotânico, em Belém.

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém, recebe a partir desta sexta-feira (3), a exposição “Um rio não existe sozinho”. Com intervenções artísticas criadas pelo Instituto Tomie Ohtake, as obras estarão distribuídas em 10 espaços integrados aos 5,4 hectares de área do Parque.

Maquete virtual da obra 41ºC, de Mari Nagem, concebida para a exposição. Foto: Instituto Tomie Ohtake.

A mostra poderá ser visitada até o dia 30 de dezembro de 2025 e, além de marcar a retomada da visitação pública ao Parque Zoobotânico do Goeldi, é um dos vários eventos que ocorrem no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, e que terão o Museu Goeldi como instituição anfitriã, realizadora ou parceira.

Exposição Adaptada e Visitas Guiadas

A mostra coletiva reúne nove artistas de diferentes regiões do Brasil e um escritório de arquitetura que tiveram o Parque Zoobotânico do Goeldi como inspiração. As obras foram concebidas de forma adaptada ao ambiente, respeitando a fauna livre e a vegetação do Parque que possui 130 anos de existência.

Com as curadorias de Sabrina Fontenele e Vânia Leal, “Um rio não existe sozinho” convida à reflexão sobre a vida em um tempo de crise climática e é uma forma de imaginar, junto com artistas e saberes tradicionais, possibilidades de existência mais generosas e sustentáveis, disse Sabrina.

Déba Tacana em processo de trabalho da obra Sem título (2025). Foto: Divulgação.

Programação de Abertura

Na abertura da exposição, dia 3 de outubro, entre 9h30 e 12h30, no auditório do Pavilhão Eduardo Galvão, acontecem três mesas de diálogos com diferentes artistas e mediadores. A Programação é a seguinte:

9h - Gustavo Caboco, Sallisa Rosa e DebaTacana, com mediação de Sabrina Fontenele;

10h - Elaine Arruda, Rafael Segatto e Mari Nagem, mediados por Vânia Leal; e

11h - PV Dias, Noara Quintana e Francelino Mesquita, com mediação de Ana Roman, superintendente artística do Instituto Tomie Ohtake.

Entre 15h e 16h30 - O público é convidado para uma visita guiada pela mostra, com a participação dos artistas expositores.


Serviço

Exposição “Um rio não existe sozinho”.

Data: de 03 de outubro a 30 de dezembro de 2025.

Local: Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Avenida Gov. Magalhães Barata, 376 - São Brás, Belém – PA).

Visitação: de quarta a domingo, das 9h às 16h.

Ingressos a R$ 3,00 na bilheteria do Parque.

Mais informações sobre a mostra e os artistas participantes você confere no site do Instituto Tomie Ohtakeou pelos perfis do Instagram @institutotomieohtake e @museuemiliogoeldi.