Farmacêutica brasileira ganha prêmio internacional por teste de cosméticos sem uso de animais

Compartilhe
Foto: Reprodução/ CRF-GO

A farmacêutica e pesquisadora brasileira Lauren Dalat, de 25 anos, foi a grande vencedora do prêmio internacional Lush Prize pela criação de um teste inovador para a indústria de cosméticos que não utiliza animais no processo.

Lauren é mestranda em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolveu uma solução que utiliza células-tronco de dentes humanos no lugar de cobaias vivas. 

Com o projeto, ela foi a única brasileira a vencer na categoria “Jovens Pesquisadores” do Lush Prize 2024, fundo global que premia anualmente iniciativas de eliminação ou substituição dos testes em animais.

A edição 2024 aconteceu em Londres, na Inglaterra, e como premiação, Lauren recebeu 10 mil libras (aproximadamente R$ 69 mil), valor que será usado na continuação da pesquisa.

Novos rumos para a cosmética

Com o estudo, a pesquisadora conseguiu demonstrar que as células-tronco dentárias podem ser usadas na identificação de substâncias em cosméticos capazes de levar a malformações congênitas em bebês, chamadas de substâncias teratogênicas.

Hoje, os métodos tradicionais testam em animais e nem sempre refletem exatamente com precisão as reações em humanos.

Em entrevista ao site do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, ela explicou a pesquisa.

“Atualmente, não existem métodos in vitro no Brasil para testar a teratogenicidade de cosméticos… Nossa pesquisa oferece um método mais realista e ético, em linha com as novas regulamentações brasileiras que incentivam métodos alternativos”, explicou a jovem.

Com informações do CRF de Goiás e do site Só Notícia Boa.