Festival Açaí Pará terá distribuição gratuita de açaí e peixe frito
O tradicional “avuado” com açaí e peixe frito marcará a abertura do Festival Açaí Pará, na próxima quinta-feira (12), com a distribuição gratuita de 300 litros de açaí e 300 quilos de peixe frito. A ação será realizada no Porto do Açaí, no bairro do Jurunas, em Belém, das 5h às 8h da manhã, como prévia da terceira edição do evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

A programação oficial do festival acontecerá nos dias 13 e 14 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. A abertura será às 18h do dia 13, com acesso ao público liberado a partir das 14h em ambos os dias.
A organização é da Diretoria de Feiras e Mercados da Sedap, por meio da Coordenação de Boas Práticas do Açaí. Ao longo do festival, mais de 500 batedores artesanais de açaí participarão do evento, que reunirá produtores de diversas regiões do estado e celebrará o início da safra.
“O açaí é produzido atualmente em quase todos os municípios do Pará; já temos açaí em Marabá e Parauapebas, por exemplo, onde não havia uma produção expressiva antes; então, o aumento na quantidade de batedor artesanal dobra e por isso temos que fazer o curso de manipulação para esse trabalhador. No nosso festival ofereceremos capacitação, como fizemos na edição passada” anunciou o diretor de Feiras e Mercados da secretaria, Manoel Rendeiro.
O evento também contará com capacitação técnica promovida pela Vigilância Sanitária do Município de Belém e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Sedap. A formação será realizada na área central do Hangar.
Atrações
Além de cursos, exposições de biojoias, degustações e venda de produtos derivados do açaí, o festival contará com a presença de órgãos estaduais e apresentações culturais. Na sexta-feira (13), às 20h, o show será comandado pelos Vingadores do Brega, presentes desde a primeira edição. No sábado (14), o encerramento ficará por conta do "Rei do Carimbó" Pinduca.
Serviço – Festival Açaí Pará
Dia 12 – Tradicional “avuado”
Horário: 5h às 8h
Porto do Açaí – Av. Bernardo Sayão, 1444 – Bairro do Jurunas
Dias 13 e 14 – Programação oficial
Horário: Acesso ao público a partir das 14h
Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas, s/n – Bairro do Marco
Com informações da Agência Pará