Festival Arte Breada apresenta produções audiovisuais de artistas trans da Amazônia

Compartilhe
Curta: Americana (Foto: Tarcísio Gabriel)
Curta: Americana (Foto: Tarcísio Gabriel)

O "Amazônia Integrada: Festival Arte Breada" apresenta, nesta terça (27) e quarta-feira (28), uma programação especial que integra a Semana da Visibilidade Trans, dedicada exclusivamente ao audiovisual. O evento, que está sendo realizado na Caixa Cultural Belém, reúne exibições de curtas e longas-metragens, seguidas de bate-papos com diretores, atrizes e artistas convidados, ampliando o diálogo entre o público e os realizadores.

A Mostra Audiovisual Paraense destaca produções realizadas por artistas trans do Pará nos últimos anos, reunindo narrativas que propõem reflexões estéticas, políticas e sensíveis sobre corpos, identidades e territórios amazônicos.

Sobre o Festival

O festival propõe um olhar contemporâneo sobre a cultura amazônica, colocando em destaque artistas dissidentes de gênero do Pará e suas pesquisas artísticas a partir do carimbó. A curadoria aposta no encontro entre tradição e experimentação, transformando o ritmo em linguagem política, estética e corporal.

Iniciado no último sábado (24), o Amazônia Integrada: Festival Arte Breada segue até o dia 1º de fevereiro , com uma programação diversa voltada às artes produzidas por pessoas trans da Amazônia.

Confira a programação:

Terça-feira (27)

15h às 17h | Exibição online do longa “Os fãs mais rebeldes que a banda” (2022), dirigido por João Luciano, Christian Araújo e Tamires Cecim . O filme acompanha jovens de um fã-clube lidando com frustrações, amadurecimento e os conflitos de uma geração em transição. Sessão com inscrição prévia e conversa ao final 

19h às 21h | Presencial (com tradução em Libras)
Exibição dos curtas:

“Mururé” (2024), de Gabriela Luz
“Corpo Transversa” (2021), de Flores Astrais

As obras abordam vivências não-binárias, espiritualidade, ancestralidade e dissidências de gênero na Amazônia.

Bate-papo mediado por Lírio do Pará , artista não-binário, atriz e roteirista, fundadora da Mostra Audiovisual Paraense (MAPA), com a participação da atriz Adriana Fortes ( Mururé ) e do diretor Christian Araújo ( Os fãs mais rebeldes que a banda ).


Quarta-feira (28)

15h às 17h |  Exibição online do longa “Deusa da Aberrasaum” (2021), dirigida por Hta de Rua . A obra mescla diferentes linguagens artísticas para reflexão sobre transições de gênero e racialidades na Amazônia , com elenco majoritariamente formado por pessoas travestis pretas e indígenas .

19h às 21h | Exibição Presencial dos Curtas:

“Meninx” (2017), de Tarcísio Gabriel
“Americana” (2025), de Agarb Braga

Bate-papo com mediação de Lírio do Pará , com a participação de Hta de Rua (diretora de Deusa da Aberrasaum ), Flores Astrais (diretora de Corpo Transversa e atriz em Meninx ) e Mac Silva (atuante em Americana ). O diálogo propõe aprofundar temas como criação artística, representatividade, processos de produção e potência do cinema trans feito na Amazônia .


Serviço:

Amazônia Integrada: Festival Arte Breada/Mostra de curtas e longas metragens

Dias do Festival: de 24.01 a 01.02
Data da mostra de filmes: 27 e 28.01
Hora: Presencial às 19h/ On line: das 15h às 17h 
Local: Espaço Caixa Cultural Belém/ Av. Mal. Hermes s/n – Armazém 6A – Porto Futuro II
Exibições online: através dasd redes sociais @achadoseperdidospa
Entrada gratuita