Festival de Verão Cultura Eco 2024: música, sustentabilidade e esporte em Salinas

Compartilhe
No primeiro final de semana do Cultura Eco, moradores e visitantes curtiram shows na nova Orla do Maçarico.

O Festival de Verão Cultura Eco reúne centenas de pessoas de diferentes lugares para celebrar o verão amazônico em alto astral, em um dos balneários que mais recebe visitantes no nosso estado: Salinas.

O evento é fruto de uma parceria entre a Cultura Rede de Comunicação, Governo do Estado, Prefeitura de Salinópolis, supermercado São Geraldo, Máxima Vigilância e Sebrae Pará.

Durante o Festival, moradores e turistas também aproveitaram para ajudar o meio ambiente trazendo latinhas e garrafas pets em troca de copos reutilizáveis. Assim, eles podem curtir o verão usando o mesmo copo, evitando lixo na praia e também contribuindo para a vida e o equilíbrio do planeta.

“A essência do festival é trazer a temática da sustentabilidade, de realizar limpeza nas praias, recolhimento de lixo. A ação de troca dos copos é muito importante. É a conscientização e a preocupação com o meio ambiente", explicou André Nery, diretor financeiro da Cultura Rede de Comunicação.

Rose Silva, empreendedora, elogiou a iniciativa. "Eu tô adorando porque vocês estão arrecadando as latinhas e as garrafas porque nós precisamos disso no nosso município, precisa dessa organização. Vocês estão de parabéns."

Além da preocupação ambiental, também a saúde e o bem estar estão presentes no Festival Cultura Eco. O esporte também teve seu espaço com oficinas gratuitas de vôlei e beach tennis oferecidas para todas as idades na quadra da Orla.

"Fizemos hoje duas turmas, com treinamentos excelentes com pessoas que nunca tiveram oportunidade de jogar, que hoje perderam o medo", destacou Marcelo Alves, professor de educação física.

Sexta-feira com ritmos paraenses, pagode e romantismo

 

"Na sexta-feira (19), o pôr-do-sol deu lugar à lua que anunciava uma noite com muita música.

Nirah Beat deu início à programação com o ritmo que é uma marca registrada no nosso Pará: o Brega. Depois foi a vez da banda Virtudão subir ao palco, acompanhada do cantor Bino, com muito pagode.

Para fechar a noite, a banda Sayonara fez o público dançar agarradinho em um clima de romance à beira-mar. Com músicas que embalaram grandes histórias de amor. “Esse público lindo fez com que a gente se contagiasse com essa harmonia maravilhosa”, comentou Tina Mel, vocalista da Sayonara.

"É maravilhoso, a gente ver o público cantando, a gente levando o carinho pra todo mundo, todo mundo devolvendo", explicou Ricardo Ramos, baixista da banda.  

Sábado com diversão para a criançada e muita nostalgia

 

No sábado, a diversão também foi garantida para as crianças, com a participação da banda Balada Kids.

"Eu acho que esse show foi o mais especial para mim, que eu senti muita energia do público e foi muito legal", conta Carol Risuenho, vocalista da Balada Kids.

Guto Risuenho, também da Balada Kids e pai da vocalista Carol, comentou que é muito bom fazer o show para as famílias. "Eu já vivo alegre o tempo todo do lado delas e trazer essas gatinhas para o palco e levar alegria para todas as famílias é  muito gostoso".

A festa continuou com a apresentação da banda Balada.com e do grupo local Paparico. Foi uma noite também de nostalgia, com as músicas que marcam épocas e fazem todo mundo dançar ao som da banda Warilou.

Joba, vocalista da banda, diz que o Festival aproxima os paraenses. “É uma pegada totalmente regional. É o Pará curtindo o Pará, então é muito legal isso”.

"Esse é o nosso combustível, é isso que faz a gente ter vontade de viver, de cantar e de continuar esse trabalho" concluiu Suelene, também vocalista da Warilou.

E foi com muita música, diversão, sustentabilidade e na beleza natural da nova Orla do Maçarico, que terminou o primeiro final de semana do Festival de Verão Cultura Eco, em Salinas.

Confira a programação para o próximo final de semana.

 


Programação - Festival Cultura de Verão

  • 26/06 (sexta-feira)
Red Velvet
Tamo Junto + De Bobera
Nelsinho Rodrigues

 

  • 27/06 (sábado)
 
Lucyan Costa e Aninha Odalisca,
Marcello Wall e Chyco Salles
Banda Fruto Sensual

 

Horário: A partir das 17h

Local: Nova Orla do Maçarico, Salinópolis, Pará