Fórum de Pesquisa em Cinema apresenta debates e investigações sobre a sétima arte em Belém

Compartilhe
Foto: Reprodução / Freepik (Imagem gerada por Inteligência Artificial).

Entre 14 e 16 de maio a Casa da Artes recebe o I Fórum de Pesquisa em Cinema. O evento tem como objetivo ser um ambiente para estimular estudantes, pesquisadores e cinéfilos a debater as produções acadêmicas e investigações sobre filmes produzidos no Pará, no Brasil e no mundo, além de debates sobre a teoria do cinema.

O Fórum acontece sempre entre 18h às 21h, e vai contar com apresentação de pesquisas e debates sobre a sétima arte. Para participar é preciso preencher o formulário eletrônico até o dia 13 de maio. As inscrições são gratuitas e dão direito a certificado.

O evento também celebra o cinema paraense em suas múltiplas dimensões: como arte, campo de estudo e de transformação social. Durante o Fórum serão realizadas homenagens aos críticos e pesquisadores Pedro Veriano e Luzia Álvares, reconhecendo suas contribuições para a pesquisa cinematográfica no Pará. Ao revisitar obras marcantes do cinema nacional, produções locais e a filmografia de Líbero Luxardo, a programação também fomenta o debate acerca da memória sobre a região amazônica.

O Fórum é coordenado pelo pesquisador Marco Antonio Moreira, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é uma realização do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), com apoio da Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará e do Governo do Pará.  O evento conta com as parcerias do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), do Centro Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Banzeiro Comunicação, da Faculdade de Artes Visuais (UFPA) e da Rede Cultura de Comunicação. 

Confira a programação completa do I Fórum de Pesquisa em Cinema

14 de maio (Quarta-feira)

  • Abertura: Marco Antonio Moreira (Professor da UFPA, mestre e doutor em Artes, coordenador do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) e presidente da ACCPA) - A importância das pesquisas sobre cinema.
  • Leandro Caldas da Silva (Historiador e mestre em História Social da Amazônia pela UFPA) – Iracema Uma Transa Amazônica: entre a censura e a aclamação.  
  • Alex Damasceno (Professor da UFPA e doutor em Comunicação pela UFRGS) – Por que não lemos David Bordwell e Kristin Thompson?  
  • Januário Guedes (Jornalista, mestre em Comunicação e pesquisador) - Figuras do real: a história do Brasil na arte do cinema.  

 15 de maio (Quinta-feira)

  • Beatriz Oliveira (Mestranda em Artes e bacharel em Cinema pela UFPA) -  Direção de arte e a visualidade amazônica.  
  • Raissa Barbosa (Doutoranda em História pela UFPA) - Entre a crise e o desejo: o cinema adulto e os espaços de exibição em Belém nas décadas de 1980 e 1990.  
  • Alana Felix Munhoz Krás Borges (Psicóloga e mestre em Psicologia pela UFPA) - A mulher infamiliar: um estudo psicanalítico do filme Cidade dos Sonhos.  

 16 de maio (Sexta-feira)

  • John Fletcher (Professor da UFPA e doutor em Antropologia) – Jean-Luc Godard e o Centro de Estudos Cinematográficos.  
  • Gabriel Darwich (Mestrando em Artes pela UFPA) – Quando a vida não cabe nas telas: uma ética do estranhamento na obra de Abbas Kiarostami.  
  • Ramiro Quaresma (Doutor em Artes, documentarista e curador) – O cinema e o audiovisual do Pará: memórias submersas de uma filmografia invisível.  .
  • Diego Maia da Costa (Historiador e pesquisador da obra de Líbero Luxardo) – Do cinejornal ao Cinema Novo: Líbero Luxardo e as imagens da Amazônia (1940–1980).  
  • Encerramento: Marco Antonio Moreira – O cinema contemporâneo e amazônico em futuras pesquisas sobre cinema.  Reflexões sobre os caminhos da pesquisa cinematográfica na Amazônia.

 

Com informações da Fundação Cultural do Pará.

Tags