Fotoativa realiza Colóquio de Fotografia e celebra 41 anos de atuação em Belém
Após sete anos de pausa, o Colóquio de Fotografia e Imagem retorna a Belém em sua 11ª edição, realizado pela Associação Fotoativa. De 24 a 27 de setembro, a programação gratuita ocupará diferentes espaços culturais da cidade, como o Sesc Ver-o-Peso e o Sesc Teatro Isaura Campos, em torno do tema “Tempos de Ver e [Re]ver – As Histórias da Fotografia nas Amazônias Paraenses”.
O encontro marca a retomada histórica de um dos principais espaços de formação e reflexão crítica sobre a fotografia na Amazônia e no Brasil, responsável por revelar e fortalecer gerações de fotógrafos e pesquisadores. A realização também coincide com a celebração dos 41 anos da Fotoativa, instituição referência no fomento e experimentação fotográfica no Pará.
Reflexões e perspectivas
A proposta desta edição é revisitar e ampliar as narrativas da fotografia amazônica, dando visibilidade a agentes, territórios e práticas historicamente marginalizados. O tema tem inspiração no pensamento do escritor, poeta e ativista quilombola Nêgo Bispo (Antônio Bispo dos Santos), que concebia o tempo como movimento circular, em que passado e futuro se encontram em ciclos contínuos.
A programação inclui palestras, rodas de conversa, oficinas, leituras de portfólio, exposições e mostras audiovisuais, reunindo artistas, pesquisadores, estudantes e coletivos para discutir diferentes temporalidades e linguagens da fotografia.
Exposições e oficinas
Entre os destaques estão as mostras “Retratos da ancestralidade: olhares da comunidade remanescente de quilombos Vila União-Campina”, de Dayane Amador e Luciane Lopes, e “Foto Sima – meio século de um estúdio fotográfico no Distrito de Icoaraci”, de Simone Machado, em exibição no Casarão Fotoativa durante o evento.
Três oficinas inéditas também integram a programação:
- Oficina de Fotografia Vegetal, com Evna Moura, que propõe experiências com emulsões fotossensíveis de pigmentos naturais;
- Oficina de Pinhole de tubinho, com Joyce Nabiça, dedicada à construção artesanal de câmeras;
- Afeto, memória e escrevivências amazônidas, com Geisa Brito, que une fotografia e desenho para narrativas coletivas.
As leituras de portfólio serão conduzidas por Paula Sampaio e pelo Núcleo de Fotografia do Sesc Ver-o-Peso, com Jerê Santos e Ana Paula Gomes.
Rodas de conversa e mostra audiovisual
O evento ainda promove mesas sobre temas como pedagogia das imagens, ética e uso de fotografias e fotografia e coletivos de imagem, reunindo nomes como Miguel Chikaoka, Joyce Nabiça, Sici Ferraz, Dayane Amador, Luu Peixe, Thays Chaves e coletivos audiovisuais do MST e do povo Munduruku.
Na programação audiovisual, haverá a Mostra de Filmes Coletivos e o lançamento do livro “Memórias Autônomas do Quilombo da Campina-Vila União e o Direito ao Olhar”. O encerramento será conduzido pela pesquisadora e ensaísta Rosane Borges, referência nacional nos debates sobre imagem e pensamento decolonial.
Serviço
XI Colóquio de Fotografia e Imagem
24 a 27 de setembro de 2025
Associação Fotoativa – Praça das Mercês, 19, Campina
Sesc Ver-o-Peso – Boulevard Castilhos França, 522/523, Campina
Sesc Teatro Isaura Campos – Travessa Quintino Bocaiúva, 569, Reduto
Inscrições gratuitas: @fotoativa
Abertura: 24 de setembro, às 18h30, no Sesc Teatro Isaura Campos