Governo do Pará reúne mais de 400 serviços públicos em plataforma digital

O Governo do Pará centralizou 428 serviços públicos no portal Pará Digital, sendo 100 totalmente digitais e 33 parcialmente digitalizados, em áreas essenciais como saúde, educação, segurança, meio ambiente e cidadania. A iniciativa consolida um novo modelo de atendimento ao cidadão, que se destaca por ser ágil, prático e cada vez mais digital.
Segundo Domingos Santos, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado), responsável pela infraestrutura tecnológica e desenvolvimento de sistemas, a digitalização tem gerado impactos significativos: “Vejo diariamente o impacto positivo que nossas soluções digitais têm na vida das pessoas e na eficiência do Governo do Pará. Facilitamos o acesso a serviços públicos de forma simples, rápida e sem burocracia, até mesmo sem precisar sair de casa”, afirmou.
Entre os sistemas desenvolvidos pela Prodepa, se destacam:
- Delegacia Virtual: registro de boletins de ocorrência;
- Carteiras da Artran (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte): emissão digital para transporte intermunicipal;
- SIV Mulher (Sistema de Atendimento Integrado): atendimento a vítimas de violência de gênero;
- Cadastro para Cirurgias Bariátricas: acompanhamento digital de saúde pública;
- SISP: integração das forças de segurança pública;
- Alerta Celular: bloqueio de celulares roubados;
- Transparência Pará: portal com dados sobre gastos e ações do governo;
- Sispatri: declaração de bens por servidores públicos.
Entre os órgãos que mais avançaram na transformação digital está a Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), que desde 2020 oferece atendimento 100% digital para abertura, alteração e baixa de empresas, por meio da plataforma Redesim. Os documentos são assinados eletronicamente, com total validade jurídica.
Outro destaque é o Departamento de Trânsito (Detran), que oferece diversos serviços totalmente virtuais, entre eles:
- Registro de acidentes sem vítimas (Sisdat);
- Defesa e recurso de infrações;
- Leilões de veículos;
- Emissão digital do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Parcelamento de débitos;
- Agendamento e consulta de infrações.
Os serviços virtuais disponíveis podem ser acessados pelo www.sefa.pa.gov.br
Call center: 0800 725 5533 (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)