Grande coleta de Emaús realiza 52ª edição neste domingo (29) em diversos pontos de Belém

O Movimento Republica de Emaús realiza neste domingo (29) a 52ª edição da Grande Coleta Emaús, uma das ações mais tradicionais da organização na capital paraense. Neste ano, o evento que tradicionalmente ocorre em setembro foi antecipado por conta da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para ocorrer em Belém em novembro.
A ação tem como meta arrecadar cerca de 8 mil itens, incluindo roupas, brinquedos, móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e alimentos não perecíveis. Reconhecida como uma das maiores mobilizações solidárias da Região Norte, a Grande Coleta reúne centenas de voluntários que percorrem bairros, conjuntos e condomínios da cidade.
Neste ano, a programação contará com 700 voluntários espalhados por pontos fixos e 30 caminhões que percorrerão 20 rotas específicas em Belém. A campanha também reforça o apelo à colaboração da sociedade com o lema “Ajude a quem vai servir”, incentivando a doação de alimentos e apoio à alimentação dos voluntários durante o dia da coleta.
Os bairros atendidos pela Grande Coleta são: Telégrafo, São Brás, Pedreira, Jurunas e Marco. Os conjuntos incluídos na rota são: Médici, Marex, Promorar, Mendara, Orlando Lobato, Parklândia, Pedro Teixeira, Satélite, Bela Vista.
Pontos físicos de arrecadação
- Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – Umarizal
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Entroncamento
- Espaço São José Liberto – Jurunas
- Lar Fabiano de Cristo – Guamá
Sobre o Movimento Emaús
Com 51 anos de atuação, o Movimento República de Emaús é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em situação de risco e exclusão social.
A ONG promove projetos sociais, ações de solidariedade e atividades formativas com foco na inclusão e no desenvolvimento humano e comunitário. Atualmente a organização atende diretamente cerca de 600 crianças e 2 mil pessoas indiretamente na capital paraense.