IBGE divulga mapa-múndi com Pará no centro do mundo
O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma nova versão do mapa-múndi com o estado do Pará no centro do planeta. O objetivo é valorizar a realização da COP 30 em Belém, capital paraense que que além de estar sediando o evento mundial da ONU para debater o combate às mudanças climáticas, se tornou o centro de atenção do mundo por conta das discussões que irão influenciar o futuro do planeta.
O mapa, apresentado nessa terça-feira (11), é invertido em relação ao que normalmente é mostrado, com o hemisfério sul na parte de cima e o hemisfério norte em baixo.
Em postagens nas redes sociais, o IBGE diz que essa representação “é uma forma de valorizar Belém como capital simbólica do Brasil durante a COP, no mês em que o compromisso de construir uma transição ecológica justa e sustentável ganha destaque”.
Esse novo modelo do mapa-múndi também demarca o território do Brasil, da Amazônia, dos outros países que tem partes da maior floresta tropical do planeta e da “Amazônia Azul”, área de exploração econômica exclusiva do Brasil e que fica localizada na região do Oceano Atlântico, se projetando a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental Brasileira.
A COP em Belém, a primeira no Brasil e na Amazônia, é a 30ª edição da Conferência das Partes realizada anualmente pela Organização das Nações Unidas para debater acerca das medidas contra as mudanças climáticas. O evento tem como objetivo principal chegar a acordos entre todos os países participantes para evitar o aumento do aquecimento do planeta e fazer com que seja alcançada a meta definida no Acordo de Paris que é de manter a temperatura do globo em até 1,5ºC até o final deste século.