‘Março Roxo’: ações em Belém abordam a conscientização sobre a epilepsia
Belém recebe duas ações alusivas à campanha “Março Roxo” pela conscientização sobre a epilepsia. Chamada de “Março Roxo Feliz: Juntos Pela Conscientização da Epilepsia!”, as atividades incluem uma palestra no auditório do Hospital Ofir Loyola, no dia 29 de março, e uma ação social na Praça da República, no dia 30 deste mês.

O Março Roxo (ou Dia Roxo, celebrado em 26 de março), foi lançado em 2008, idealizado por Cassidy Megan, uma menina canadense de 9 anos de idade, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia. A cor roxa foi escolhida por Cassidy para representar a epilepsia, inspirada na flor da lavanda, que é associada à solidão.
No Brasil a campanha é realizada pela Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), com o objetivo de diminuir o preconceito e ampliar o acesso ao tratamento, além de reforçar a luta contra o estigma que muitas vezes acompanha a epilepsia, bem como dar incentivo ao diálogo para que as pessoas com a doença não se sintam sozinhas.
No Pará, a campanha ocorreu pela primeira vez na cidade de Belém em 2017, ganhando força a partir de 2022. Em 2024 a ação expandiu para as cidades de Abaetetuba e Paragominas. Neste ano, além de abranger mais cidades paraenses, como Parauapebas, o evento ocorrerá em outros Estados da Região Norte, como Rondônia e Amazonas.
EPILEPSIA
A epilepsia é uma condição neurológica que afeta milhões de pessoas no mundo, mas ainda é cercada de estigmas e desconhecimento. Muitos associam a doença apenas às crises convulsivas, mas ela vai muito além. É uma jornada de superação, adaptação e, acima de tudo, de busca por inclusão.
SERVIÇO:
Ação “Março Roxo Feliz: Juntos pela Conscientização da Epilepsia!”
Palestra
Data: 29/03, às 9h.
Local: Auditório do Hospital Ofir Loyola (Av. Magalhães Barata, 992, São Brás, Belém – PA).
Ação Social
Data: 30/03, às 9h.
Local: Praça da República (Av. Pres. Vargas, 814, Campina, Belém – PA).
Mais informações: (91) 99211-4508 / (91) 99240-4057.