Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico destaca curtas-metragens paraenses

Compartilhe
Programação gratuita ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, na Casa de Cultura de Canaã dos Carajás.
 
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


A produção audiovisual paraense é destaque na 4ª Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico, que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, na região sudeste do Pará. A programação é inteiramente gratuita e inclui a exibição de curtas-metragens e debates sobre o imaginário na confluência entre a África e a Amazônia.

Abordando experiências e modos de viver e fazer do povo amazônico, empoderamento feminino, ancestralidade e resistências de comunidades quilombolas, indígenas e de trabalhadores rurais nos assentamentos, entre os filmes selecionados para a Mostra estão obras de realizadores do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Mato Grosso.

A programação inclui as exibições dos filmes: “Zunzunzum do Mar”, de Lu Peixe; “Vicinal a Meia Noite”, de Ícaro Matos; “Meu Santos Saúdam Teus Santos”, de Rodrigo Antônio; e “Samba de Cacete - Alvorada Quilombola”, de André Santos.

Após as exibições serão realizados debates sobre os curtas. No primeiro dia de programação haverá a participação dos cineastas Rafael F. Nzinga e Lu Peixe, diretores da produtora Cine Diáspora. Já o segundo dia, terá a presença do cineasta Ícaro Matos, que é diretor de um dos curtas exibidos na mostra, o “Vicinal à Meia-Noite”.

Sobre A MOSTRA ADINKRA

A Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico é uma realização da produtora audiovisual Cine Diáspora. A primeira edição ocorreu em em Belém, em outubro de 2023, e começou a circular pelo Brasil a partir de dezembro do mesmo ano, iniciando em Salvador (BA) e, posteriormente, Brasília (DF).

Em outubro deste ano, a mostra realizou a sua primeira edição internacional, em La Paz, na Bolívia, promovendo a internacionalização do cinema afro amazônico. Ao total, a mostra já atraiu um público de mais de 500 pessoas. O projeto foi selecionado pelo Edital Casa Aberta/2024 - Amazônia Paraense.
 



Serviço

Mostra Adinkra de Cinema Afro Amazônico em Canaã dos Carajás.

Data: 12 e 13 de novembro.

Hora: 19h às 21h.

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

Mais informações no Instagram @casadaculturacanaa.