Museu das Amazônias representa o Brasil em prêmio internacional de arquitetura

Compartilhe
Espaço cultural inaugurado em Belém concorre ao ‘ArchDaily’ na categoria Melhor Arquitetura Cultural.
Foto: Thalmus Gama / Agência Pará

O Museu das Amazônias (MAZ), em Belém, foi indicado ao ArchDaily Building of the Year Awards 2026, uma das mais importantes premiações internacionais de arquitetura. O espaço disputa o prêmio na categoria “Melhor Arquitetura Cultural” que reúne projetos construídos em diferentes países. O resultado será divulgado em 19 de fevereiro de 2026, no site da ArchDaily.

Inaugurado em outubro de 2025 e já tendo recebido mais de 150 mil visitantes, o MAZ se destaca pela proposta que integra arquitetura, ciência, arte e tecnologia, com forte valorização dos saberes dos povos amazônidas.

Projetado pelo escritório be.bo.arquitetos, em parceria com a Guá Arquitetura, a concepção do museu partiu da ideia de que a própria arquitetura deveria narrar a história das Amazônias. Elementos construtivos, materiais e acabamentos foram pensados como parte da experiência do visitante.

O Museu das Amazônias conta com dois grandes espaços expositivos, com áreas de 950 m² e 500 m², além de ambientes como loja, sala multiuso e espaços educativos. A divisão foi pensada para abrigar exposições de longa duração e mostras temporárias, além de atividades educativas e culturais.

Segundo a coordenadora de comunicação do museu, Camila Costa, a indicação a um prêmio internacional chega em um momento simbólico, já que o MAZ tem apenas quatro meses de funcionamento.

Ainda de acordo com Camila, concorrer ao prêmio também ajuda a dar visibilidade à produção científica e cultural do Norte do Brasil. A região desenvolve ciência e tecnologia há muito tempo, mas isso nem sempre é reconhecido, principalmente no exterior. Assim, estar indicado à premiação ajuda a ampliar esse olhar, acrescentou.