Campanha ‘Abril Marrom’ alerta para a prevenção da cegueira
Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que cerca de 39 milhões de pessoas no mundo são cegas.

Hoje, 7 de abril, é celebrado o Dia da Saúde, no mesmo mês em que acontece a campanha Abril Marrom, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), dedicada à conscientização e à prevenção da cegueira.
Dados da OMS estimam que aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência visual, sendo que 39 milhões são cegas e 246 milhões têm baixa visão. Além disso, até 80% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se tivessem um diagnóstico precoce, acrescenta a Organização.
No Brasil, de acordo com o IBGE, mais de 6,5 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, dos quais 582 mil são cegos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), as causas mais comuns de cegueira evitável são a catarata, o glaucoma, as complicações do diabetes e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).
Como muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas no início, a prevenção e o tratamento desses e de outros problemas que podem levar à perda visão começam com a visita ao oftalmologista, que deve ocorrer desde a primeira infância, seguindo regularmente em todas as fases da vida.
Outros cuidados para prevenir a cegueira incluem:
- Proteger os olhos: ter cuidado com a exposição excessiva ao sol sem estar usando óculos escuros ou acessórios como chapéus e bonés.
- Alimentação saudável: Manter uma boa alimentação, balanceada e rica em nutrientes, ajuda na manutenção da saúde dos olhos, prevenindo problemas de visão.
- Limitar o uso de telas: Uso excessivo de computadores, celulares, tablets, entre outros dispositivos eletrônicos, trazem malefícios para a visão.
- Evitar o cigarro: além dos vários malefícios para a saúde como um todo, o hábito de fumar também é prejudicial para a boa visão, podendo acelerar os casos de Degeneração Macular Relacionada à Idade.