Carlo Ancelotti é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira

Compartilhe
Foto: Reprodução / Internet.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira (12) a contratação do italiano Carlo Ancelotti como novo técnico da Seleção Brasileira. Aos 65 anos, o treinador chega com a missão de conduzir a Amarelinha até a Copa do Mundo de 2026, iniciando sua trajetória já nos próximos compromissos das Eliminatórias contra Equador e Paraguai, em junho.

A apresentação oficial está prevista para o dia 26 de maio, quando Ancelotti divulgará sua primeira convocação em solo brasileiro. Até lá, o treinador se reunirá com Rodrigo Caetano, coordenador geral das Seleções Masculinas, e com o coordenador técnico Juan para fechar a lista dos convocados.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em comunicado. “Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta.”

Ancelotti encerra sua passagem pelo Real Madrid sem títulos nesta temporada. Sua saída acontece antes da disputa do Mundial de Clubes. Com cinco títulos da Champions League, o treinador é o maior vencedor da história da competição, além de ser o único a conquistar as cinco principais ligas nacionais da Europa — Itália, Inglaterra, França, Alemanha e Espanha. Em sua carreira vitoriosa, comandou clubes como Milan, Chelsea, PSG, Bayern de Munique e o próprio Real Madrid.

O currículo brilhante de Ancelotti não se limita às conquistas como treinador. Como jogador, foi meio-campista de destaque no Parma, Roma e Milan, vencendo duas Champions League. Sua despedida dos gramados, curiosamente, foi em um amistoso contra a Seleção Brasileira, em 1992 — mesma equipe que agora comandará, três décadas depois.

A chegada de Ancelotti ao comando técnico da Seleção é resultado de uma negociação longa. Desde a saída de Tite após a Copa do Mundo do Catar, em 2022, o nome do italiano era tratado como sonho pela CBF. Em 2023, enquanto aguardava o fim do contrato do técnico com o Real Madrid, a entidade nomeou Fernando Diniz como treinador interino. Com a renovação de Ancelotti com o clube espanhol até 2026, o acordo parecia fora de cogitação. No entanto, após a saída de Dorival Júnior, as conversas foram retomadas e o acerto finalmente concretizado.