Prazo para inscrição do Enem 2025 encerra nesta sexta-feira (6)

Compartilhe
Quatros cadernos de provas do enem
Foto: Reprodução/ Internet

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina nesta sexta-feira (6), às 23h59 (horário de Brasília). O prazo também é válido para quem precisa solicitar atendimento especializado ou uso do nome social durante a aplicação da prova.

Todos os interessados em participar devem se inscrever por meio da Página do Participante. Isso inclui os candidatos que obtiveram isenção da taxa de inscrição ou justificaram ausência na edição anterior. A aprovação desses pedidos não garante a inscrição automática, é necessário completar o processo manualmente.

Uma das novidades deste ano é a inscrição pré-preenchida para estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas. Nesses casos, o participante deve apenas acessar o sistema, confirmar os dados e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O pagamento pode ser feito por boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta, conforme a disponibilidade do banco. Para Pix, basta escanear o QR Code disponível no boleto gerado pela Página do Participante.

Certificação 

Na edição de 2025, o Enem volta a permitir que participantes com 18 anos ou mais utilizem o exame para certificar a conclusão do ensino médio ou obter declaração de proficiência parcial. Para isso, é necessário indicar essa finalidade no momento da inscrição.

Estão isentos da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.

Para obter o certificado ou a declaração parcial, o participante deve alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação.

Aplicação no Pará

O Enem será aplicado, de forma excepcional, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em Belém, Ananindeua e Marituba, devido aos preparativos para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Quem desejar prestar o exame nas datas regulares (9 e 16 de novembro) pode escolher outro município no momento da inscrição.

 

Com informações do Gov