Arrastões do Pavulagem: programação traz Cortejo Fluvial, Levantamento dos Mastros, Ensaio Geral e show gratuito nesta quinta-feira (12)

Um dos pontos altos dos Arrastões do Pavulagem, o Cortejo Fluvial, retorna nesta quinta-feira, 12 de junho, com uma programação especial. O evento incluirá o Levantamento dos Mastros de São João, o Ensaio Geral do Batalhão da Estrela e um show da banda Arraial do Pavulagem na Praça Waldemar Henrique. A concentração do público começa às 17h, na Escadinha, ao lado da Estação das Docas.
O cortejo traz a comitiva dos bois Pavulagem e Malhadinho, além dos mastros de São João Menino. Na balsa seguem dois mastros: o mastro dos homens e o das mulheres, representando o equilíbrio simbólico da festa. Durante o trajeto, são amarradas fitas coloridas nos mastros, em um gesto coletivo de fé e proteção. Cada fita carrega um pedido ou agradecimento, mantendo viva a tradição de devoção popular amazônica.
Os mastros utilizados nos Arrastões do Pavulagem vêm diretamente de Cachoeira do Arari, no Marajó. Lá, são feitos com madeira selecionada de forma sustentável, respeitando a floresta. Todo o processo é conduzido por Mestre Lucas, um integrante do grupo de carimbó Sancari. Ele prepara os mastros seguindo toda a tradição, o que inclui o "batismo", a ornamentação e o entalhe manual da base.
Durante a chegada da balsa à Escadinha, apresentações de grupos de carimbó celebram a cultura local e fortalecem a campanha pela salvaguarda do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Entre os nomes confirmados, está a Tia Fausta. Depois do desembarque, o Batalhão da Estrela acompanha a comitiva em cortejo até a Praça Waldemar Henrique para o tradicional Levantamento dos Mastros. A cerimônia é marcada por cânticos, danças e a presença da comunidade.
Antes do tradicional Levantamento do Mastro, o público vai ter a oportunidade de acompanhar o Ensaio Geral do Batalhão da Estrela. Este batalhão é composto por mais de 1.200 brincantes, que incluem dançarinos, artistas de perna de pau, e músicos de metais, banjo e percussão. Este ensaio é a última grande preparação antes do aguardado 1º Arrastão, que está marcado para o próximo domingo, 15 de junho.
Para encerrar a noite de celebrações, a Praça Waldemar Henrique vai receber um show especial da banda Arraial do Pavulagem. O repertório promete uma mistura de clássicos do grupo, homenagens aos mestres do carimbó e canções que celebram os saberes e a rica cultura da floresta amazônica.
Durante a programação de 12 de junho, a Praça Waldemar Henrique vai sediar a Feira de Negócios do projeto Energia Feminina. Essa iniciativa é uma parceria do Instituto Equatorial com o CIEDS. Das 18h às 21h, o público terá a oportunidade de conhecer e apoiar o trabalho de mulheres empreendedoras de Belém, que geram renda com produtos feitos com afeto, força e identidade. A feira acontece durante o evento do Levantamento dos Mastros, celebrando a potência do empreendedorismo feminino como uma forma de inclusão produtiva e transformação social.
A edição de 2025 do evento, com o tema "Arraial da Floresta", é organizada pelo Instituto Arraial do Pavulagem e conta com o patrocínio da Equatorial Pará, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura. O projeto também recebe apoio de diversas instituições e empresas, incluindo o Governo do Pará, a Secult, a Prefeitura de Belém, a TV Liberal, o Point do Açaí, o Ferryboat Amazonas, o Sesc (PA), a Blois e Oliveira Assessoria Contábil e a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves).
SERVIÇO:
Cortejo Fluvial, Levantamento do Mastro, Ensaio Geral e Show do Arraial do Pavulagem
Data: Quinta-feira, 12 de junho de 2025
Horários:
- Saída do Cortejo Fluvial: 16h30 (Porto Amazonas – Av. Bernardo Sayão, 4620 – Guamá)
- Chegada na Escadinha: entre 18h15 e 18h30
- Levantamento do Mastro: a partir das 18h30 (Praça Waldemar Henrique)
- Ensaio Geral e Show: a partir das 19h