Academia Paraense de Letras celebra nesta segunda (16) o primeiro “Dia de Alfredo”, com homenagem a Dalcídio Jurandir

Compartilhe
Foto antiga de Dalcídio Jurandir
Foto: Reprodução / Internet

A Academia Paraense de Letras (APL) realiza nesta segunda-feira (16), às 19h, a primeira celebração oficial do “Dia de Alfredo” data instituída pela Lei Municipal nº 9.164/2015 em referência ao falecimento do escritor paraense Dalcídio Jurandir. A partir deste ano, a homenagem entra no calendário cultural do Pará com a iniciativa da APL, que dá visibilidade à data e ao legado do escritor.

A sessão será aberta ao público, com acesso livre e gratuito. Na ocasião, será lançada a Universidade Livre do Marajó (Unilivre Marajó), idealizada por José Varella Pereira, sobrinho de Dalcídio.

A solenidade contará com pronunciamentos da professora doutora Betânia Fidalgo Arroyo, oradora oficial da APL, titular da cadeira nº 2, reitora da Unama e presidente do Conselho Estadual de Educação e da Fundação Escola do Legislativo do Pará. Participa também o professor doutor Paulo Nunes, escritor, pesquisador, biógrafo de Dalcídio e curador de seu acervo, além de membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Inspirado no Bloomsday, celebrado internacionalmente em homenagem a James Joyce e ao personagem Leopold Bloom do romance Ulisses, o “Dia de Alfredo” é uma versão paraense da efeméride, dedicada a Dalcídio Jurandir — romancista, cronista, contista, poeta, político e expoente da identidade amazônica na literatura brasileira.

Sobre Dalcídio

Dalcídio publicou 11 romances, sendo dez deles reunidos no chamado Ciclo do Extremo Norte (Chove nos Campos de Cachoeira, Marajó, Três Casas e um Rio, Belém do Grão-Pará, Passagem dos Inocentes, Primeira Manhã, Ponte do Galo, Chão dos Lobos, Os Habitantes e Ribanceira), além do livro Linha do Parque. 

Reconhecido pela crítica, foi laureado pela Academia Brasileira de Letras em 1972 pelo conjunto de sua obra e integrou a lendária Academia do Peixe Frito, que reunia grandes intelectuais paraenses.

Serviço
Celebração “Dia de Alfredo” 

Data: 16 de junho
Horário: 19h
Local: Sede da Academia Paraense de Letras - Rua João Diogo, nº 235, bairro da Campina.
Entrada Gratuita