‘Verão amazônico’ também pede cuidados na prevenção da dengue, zika e chikungunya

Compartilhe
Alerta da Secretaria Estadual de Saúde do Pará destaca a necessidade de manter a atenção para evitar focos do mosquito transmissor.
Foto: Freepik

Embora já tenha chegado o período do “verão amazônico”, com temperaturas mais altas, as chuvas continuam ocorrendo à tarde e no início da noite em diversas regiões do Pará, situação que propicia a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Assim, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), emitiu um alerta sobre a importância da prevenção contra essas doenças.

De acordo com a coordenadora estadual de Entomologia da Sespa, Bárbara Almeida, o risco para essas enfermidades permanece e, desta forma, a atenção quanto à eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor deve continuar, mesmo nesta época do ano.

A coordenadora recomenda a aqueles que pretendem viajar ou passar alguns dias fora de casa, eliminar todo e qualquer foco com água parada, o que inclui: manter caixas d´água bem fechadas, tampar ralos e vasos sanitários, descartar corretamente no lixo objetos que possam acumular água da chuva, limpar os quintais e jardins e permitir a entrada dos agentes de saúde nas casas. Outros cuidados incluem o uso de repelentes e de roupas que cubram a pele, sobretudo em áreas de mata ou perto de rios.


No caso do surgimento de sintomas sugestivos, como febre, dor no corpo, na cabeça e mal-estar, a pessoa deve buscar imediatamente por atendimento médico em uma unidade de saúde, acrescentou Bárbara.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas dessas doenças são:

DENGUE – febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos, dores abdominais, mal-estar generalizado, fadiga, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

ZIKA – febre baixa, erupções na pele (geralmente com coceira), olhos vermelhos, dores de cabeça, nos músculos e articulações.

CHIKUNGUNYA – febre alta, dores intensas, e em alguns casos inchaços, nas articulações (especialmente mãos e pés), náuseas e vômitos, dores musculares, dor de cabeça, fadiga, manchas vermelhas pelo corpo e coceiras na pele.