Belém recebe mutirão gratuito de atendimentos dermatológicos
Ação será nesta sexta-feira (18), das 8h às 13h, no Centro de Referência Especializado em Dermatologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O Centro de Referência Especializado em Dermatologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe nesta sexta-feira (18), o mutirão de atendimento dermatológico. A ação vai acontecer gratuitamente de 8h às 13h e é voltada à população de Belém.
Com foco na hanseníase, o mutirão será realizado por uma equipe de dermatologistas para atender pessoas que possuam manchas brancas ou avermelhadas na pele, um dos principais sintomas da doença. O objetivo é atuar no diagnóstico precoce, encaminhando para tratamento os possíveis casos positivos.
Para o atendimento não é necessário agendamento. Basta que os interessados compareçam no horário portando documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.
A iniciativa é liderada pela International League of Dermatological Societies e pal International Society of Dermatology e acontece no Brasil em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, que selecionou Belém para sediar uma das ações assistenciais promovidas mundialmente, como parte da campanha do Dia Mundial da Pele, celebrado no último dia 8 de julho.
DADOS
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase 2025, do Ministério da Saúde, o Brasil notificou 22,7 mil novos casos de hanseníase em 2023, um aumento de 16% em relação ao ano anterior.
O Pará, segundo o mesmo Boletim, apresentou a menor proporção no país em detecção de casos por exame de contatos, o que reforça a importância de ações como a realizada pelo mutirão, a fim de ampliar o acesso ao diagnóstico na região.
SERVIÇO:
Mutirão de atendimentos dermatológicos.
Data/Horário: sexta-feira, 18 de julho, das 8h às 13h.
Local: Centro de Referência Especializado em Dermatologia, da Universidade do Estado do Pará (Uepa) – Trav. Perebebuí, 2623, bairro do Marco.