ONU aprova planos de segurança, mobilidade e saúde para a COP30
Comitiva das Nações Unidas esteve em Belém e avaliou positivamente os planos de ação apresentados pelos governos federal, estadual e municipal.
O Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém.
Os especialistas que integram a comitiva da UNDSS estiveram em Belém entre os dias 6 e 8 de agostoe realizaram inspeções nos locais que sediarão o evento. Na ocasião eles também avaliaram hospedagens, sistemas de transporte e estruturas de saúde e segurança. O objetivo foi avaliar a preparação da cidade para receber os milhares de participantes esperados para a conferência.
Participaram das reuniões órgãos de segurança, saúde e mobilidade dos governos federal, estadual e da Prefeitura de Belém. Todos apresentaram seus planos de ação, de forma individual e integrada, com seus respectivos pares nas três esferas.
Segurança Pública
No campo da segurança pública, atuam conjuntamente Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Gabinete de Segurança Institucional, Exército Brasileiro, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e Secretaria de Segurança de Belém (Segbel). Mais de 10 mil agentes e militares estarão mobilizados para o evento.
Saúde
O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) detalharam a rede de atendimento, que inclui o Hospital Abelardo Santos, o Pronto-Socorro da Augusto Montenegro, o Hospital das Clínicas e o Hospital da Mulher, além da rede privada próxima ao Parque da Cidade e ao Porto de Outeiro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sob responsabilidade da Prefeitura de Belém, terá protocolos específicos para garantir resposta rápida e de qualidade aos moradores e participantes.
Além disso, o Governo Federal, por meio da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), vai garantir assistência médica gratuita a todos os participantes da COP30, oferecendo serviços de baixa, média e alta complexidade durante o evento.
Mobilidade urbana
O Governo Federal apresentou à comitiva das Nações Unidas o plano de mobilidade para a COP30, que abrange o deslocamento dos delegados hospedados no Porto de Outeiro até a Blue Zone. Estão previstos mais de 240 ônibus com itinerários exclusivos para o público com destino ao Parque da Cidade, além da frota regular que já opera em Belém. Para o Porto de Outeiro, aproximadamente 100 veículos serão destinados ao transporte dos cerca de cinco mil participantes hospedados nos cruzeiros.
Também foi apresentada a logística de bloqueios e liberações nas principais vias de acesso ao Parque da Cidade, incluindo barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos governamentais e privados nas proximidades da Blue Zone, além dos fluxos de deslocamento dos comboios de chefes de Estado, entre eles o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.