A TV e a Rádio Cultura são finalistas da etapa paraense do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
As matérias jornalísticas concorrem à premiação nas categorias Áudio e Vídeo.
A TV e a Rádio Cultura são finalistas da etapa paraense do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, nas categorias de "Jornalismo em Áudio" e "Jornalismo em Vídeo". O Prêmio ainda contempla as categorias "Jornalismo em Texto", "Fotojornalismo" e a categoria especial Jornalismo Universitário.
Na categoria "Jornalismo em Vídeo" disputam a etapa paraense do concurso dois trabalhos: Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia; e Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade? No interior do Pará, um projeto inovador vem provando que isso é possível. Além desses, a outra finalista é Pupunha: o ouro da Amazônia que alimenta a cultura paraense, da TV Liberal.
A jornalista Andreia Teixeira, representante da reportagem Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade?, é finalista do prêmio pelo segundo ano consecutivo, pois no ano passado ela foi vencedora da etapa regional e concorreu a etapa nacional. Ela considera uma honra estar mais uma vez na final da premiação.“Além de valorizar a nossa categoria profissional, com o nosso trabalho a gente pôde dar voz e visibilidade para microempreendedores que com ideias inovadoras transformam a realidade local e lutam diariamente para um futuro melhor.E essa premiação consegue reverberar com muita potência essas histórias que a gente conta.Agradeço imensamente a cada um da equipe que acrescentou profissionalmente e com seus talentos nessa produção”, declara.
Já a jornalista Raiana Serrão, representante da reportagem Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia, disse que está muito feliz com o resultado, que marca também um encerramento um ciclo na TV Cultura. “É uma última conquista na casa, então fico muito feliz por isso. E por outro lado foi uma matéria que a gente precisou fazer um esforço muito grande entre apresentação do jornal, a reportagem, a viagem. Foi tudo muito rápido, mas feito com cuidado, com detalhes e com muita dedicação. Abordar sobre bioeconomia, visitando comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, Igarapé-Miri e conhecendo um pouco da história dessas pessoas que realmente trabalham para manter a floresta em pé, é muito gratificante. Então, sou só gratidão a toda a equipe, a edição, os cinegrafistas, auxiliar”, revela.
Jornalismo em Áudio
Na categoria Jornalismo em Áudio, as reportagens: Empreendedorismo Feminino nos Negócios Sustentáveis e Mulheres no Ecossistema de Inovação – Startups comandadas por mulheres na Amazônia, ambas da Rádio CBN Amazônia Belém. A Rádio Cultura do Pará concorre com a reportagem Empreendedorismo Sustentável: soluções e desafios para o futuro do planeta.
O jornalista Gabriel Nascimento, autor da reportagem, diz que foi uma honra ter obtido esta classificação pela Rádio Cultura, fruto de um árduo trabalho de produção e reportagem. “Foram cinco episódios que contemplaram praticamente todos os tópicos abordados no edital da premiação, como bioeconomia, comunidades tradicionais, empreendedorismo feminino e muito mais. Além de ter ficado muito satisfeito com a redação dos textos e a produção, esse trabalho não poderia ter alcançado este resultado sem a contribuição do grande Ivo Souza, operador de áudio, que não só colocou as trilhas sonoras que deixaram o projeto muito mais envolvente e interessante, como também contribuiu com ideias para a construção dos textos”, conta.
Premiação
A etapa paraense do Prêmio Sebrae de Jornalismo vai entregar macbooks para os primeiros lugares por categorias. Os primeiros colocados de cada categoria concorrem na fase regional, que classificará os finalistas para a final nacional, que será realizada em Brasília. Os vencedores também receberão troféus e certificados.
Confira as reportagens da Cultura Rede de Comunicação finalistas do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Da Floresta à Mesa: O futuro sustentável que brota na Amazônia
Imagem: André Mardock e Josemar Garcia
Som direto: Luciano Mourão
Produção: Raiana Serrão, Samara Silva e Aline Freire
Edição de vídeo: Wellerson Willian
Moeda Verde: Você já imaginou transformar lixo em renda, crédito e dignidade?
Imagens: Josemar Garcia/ PamellaLavôr
Imagens de Drone: Felippe Barros
Auxiliar/ Iluminação e Som direto: Luciano Mourão
Editores de Texto: Nátia Ney Machado / Jaelta Souza
Edição de Vídeo e Finalização: Ernesto Fernandes
Motion Graphin: Ernesto Fernandes e Jefferson Monteiro
Empreendedorismo Sustentável: soluções e desafios para o futuro do planeta.
(Série de Reportagens Especiais)
Produção e reportagem: Gabriel Nascimento
Edição de áudio: Ivo Souza