Cartão do SUS passa a usar CPF como número de identificação
O Cartão Nacional de Saúde, conhecido como cartão do SUS, passa a exibir o CPF como identificador único no lugar do antigo número. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (16) pelos ministérios da Saúde e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam unificados até abril de 2026. Desde julho, cerca de 54 milhões já foram suspensos e outros 11 milhões devem ser inativados ainda nesta etapa. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou que pacientes sem CPF continuam sendo atendidos normalmente pelo Sistema Único de Saúde.
Para viabilizar a unificação, o governo iniciou uma limpeza na base de dados do SUS, o CadSUS. Com isso, o número de registros caiu de 340 milhões para 286,8 milhões de cadastros ativos.
Segundo o ministério, o avanço foi possível graças à integração do CadSUS com a base de dados da Receita Federal, permitindo que o CPF funcione como chave única de identificação. A medida também viabiliza o acesso facilitado a informações como histórico de vacinas e medicamentos fornecidos pelo programa Farmácia Popular.
Com informações da Agência Brasil