19ª Primavera dos Museus aborda temática sobre mudanças climáticas
A partir desta terça-feira (23), Belém será palco da 19ª edição da Primavera dos Museus, que tem como tema “Museus e mudanças climáticas”. A iniciativa convida à reflexão sobre como as mudanças museológicas podem contribuir para a mitigação dos impactos ambientais. O evento é gratuito, com visitação das 9h às 17h.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) preparou uma série de atividades que seguem até o dia 28 de setembro.
O diretor do SIMM, Armando Sobral, enfatizou que a 19ª Primavera dos Museus traz uma questão importante para as instituições da Amazônia: como os museus podem promover ações de conscientização e estimular um olhar crítico sobre as transformações que o território amazônico vem sofrendo ao longo dos anos.
Confira a programação
Museu do Forte do Presépio – De 23 a 28 de setembro, estará em exibição o livro “Páginas Ardentes: As Queimadas na Amazônia”, na versão física, com QR Code para acesso à versão digital. O livro ficará na entrada do espaço, com mediação de Sant-Clair G. Dias.
Casa das Onze Janelas – Serão realizadas visitas mediadas à exposição “Solos: Territórios Interpenetráveis”, com peças de diferentes linguagens, de fotografias à amostra de rochas, de 23 a 28 de setembro. A instituição também lançará o catálogo virtual da exposição no sábado (27), com bate-papo com os artistas Camila Fialho, José Viana e Lise Lobato, das 9h às 12h.
Parque Cemitério Soledade – No dia 25, a partir das 10h, ocorrerá a visita “Belém Redescoberta: A Cidade a partir dos Achados Arqueológicos do Cemitério da Soledade”, mediada pelo historiador e doutor em Arqueologia Paulo do Canto.
Museu do Círio – Na sexta-feira (26), será promovida uma mesa-redonda com o mestre em Geografia e Turismo Jorge Alex Souza e Rita Denize de Oliveira, mediada pelo diretor do Museu, Márcio Figueiredo. O debate, das 9h às 12h, abordará as mudanças climáticas e suas consequências no Círio de Nazaré.
No domingo (28), o Museu do Círio realizará uma oficina de confecção de mantos com materiais recicláveis, voltada ao público infantil de 5 a 12 anos, das 9h às 12h.
Também no dia 26, a Secult lançará mais um episódio da série Obra Comentada, com o pesquisador e curador John Fletcher analisando fotografias de Miguel Chikaoka. O conteúdo poderá ser acessado no site dos museus.
Com informações da Ascom Secult