Museu da Imagem e do Som apresenta documentários que abordam a Amazônia e as mudanças climáticas
O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove nesta quarta-feira (1º) mais uma edição do CineClubeMis, a partir das 18h30, no auditório Eneida de Moraes, em Belém. A programação gratuita exibirá dois documentários do cineasta francês Frédéric Létang e contará com a presença dele em um bate-papo mediado pela diretora do MIS, Indaiá Freire.
O primeiro documentário, ‘A Terra e a Pena, 88’ - La terre et la peine - será apresentado às 18h30. Em seguida, às 20h, é a vez da obra ‘Amazônia, Luzes e Sombras, 90’. As obras abordam temas como o direito à terra, as mudanças climáticas provocadas pelo desmatamento e a relação de povos tradicionais, ribeirinhos e agricultores com o ambiente do qual dependem para sobreviver.
Segundo Indaiá Freire, 25 anos depois Létang retornou às mesmas comunidades retratadas em “A Terra e a Pena” para revisitar os personagens e verificar o que havia mudado em suas vidas, na geografia local e nas ações sociais relacionadas às questões ambientais levantadas no primeiro filme.
Estilo de direção
Reconhecido por retratar realidades sociais e ambientais com sensibilidade, Frédéric Létang combina observação de processos sociais e linguagem artística em sua direção. Sua colaboração contínua com o Brasil e, especialmente, com a Amazônia reflete o compromisso em documentar os impactos das políticas e transformações ao longo das últimas décadas.
Serviço
CineClubeMis
Local: Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Palacete Faciola (Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 - Nazaré, Belém)
Horário: 18h30
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: 12 anos
Com informações da Ascom Secult