‘Águas da Amazônia’: sinfonia com protagonismo de artistas indígenas e paraenses estreia em Belém
A capital paraense será palco de um espetáculo inédito no Brasil: a apresentação da sinfonia “Águas da Amazônia – Rios e Povos”, do compositor norte-americano Philip Glass, um dos mais influentes da música contemporânea.
Esta será a primeira vez que a obra será apresentada na Amazônia e a estreia nacional acontece a um mês da COP 30, nos dias 8 e 9 de outubro, no Theatro da Paz.
O espetáculo será apresentado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e por artistas indígenas e amazônicos convidados, unindo música e projeções audiovisuais.
A sinfonia
Lançada em 1993 em parceria com o grupo mineiro Uakti, a peça propõe um diálogo entre música sinfônica contemporânea, ancestralidade indígena e a riqueza cultural da Amazônia, sendo apresentada primeira vez no território que a inspirou.
Cada movimento é dedicado a rios emblemáticos da bacia amazônica, como Negro, Tapajós, Purus, Xingu e Amazonas. Agora, a obra ganha releitura que une concerto orquestral, projeções audiovisuais de dez artistas indígenas e amazônicos, além da participação de nomes como Djuena Tikuna e o Trio Manari.
Além da apresentação no palco, o projeto envolve ações educativas. Oficinas realizadas em parceria com o Laboratório de Etnomusicologia da UFPA e com estudantes da Escola de Aplicação garantem que a experiência ultrapasse o caráter artístico e reverbere como processo formativo.
Com mais de 80 profissionais locais envolvidos, Águas da Amazônia – Rios e Povos reforça Belém como polo de produção artística e cultural de grande porte, com relevância no cenário internacional.
Serviço
Espetáculo: Águas da Amazônia – Rios e Povos
Datas: 8 e 9 de outubro de 2025
Local: Theatro da Paz – Belém/PA
Direção artística: Natália Duarte
Artistas convidados: Djuena Tikuna, Trio Manari, com projeções visuais de Daiara Tukano, Bu’u Kennedy, Wira Tini, Auá Mendes, Duhigo, entre outros
Ingressos: Retirada gratuita na bilheteria do Theatro a partir das 18h, nos dias do espetáculo
Classificação: Livre.