Museu do Círio inicia novo ciclo com a exposição “Círio: Festa em Movimento”

Compartilhe
Foto: Pedro Guerreiro / Agência Pará

O Museu do Círio inaugura nesta quarta-feira (8), a exposição “Círio: Festa em Movimento”, que permanece aberta ao público até 11 de janeiro de 2026, com entrada gratuita . A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h , no Complexo Feliz Lusitânia, em Belém.

A mostra reúne diferentes peças do acervo do museu que retrata a história do espaço e da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O diretor do museu, Márcio Figueiredo, destaca que a exposição também integra as comemorações pelos 40 anos de criação do Museu do Círio, a serem realizadas em outubro de 2026.

Entre os destaques da mostra estão símbolos tradicionais do Círio, como a corda, o manto de Nossa Senhora de Nazaré e a berlinda que conduz a imagem da santa durante os traslados. O público também poderá apreciar uma série de fotografias do artista Rafael Tomazi, colaborador de longa data do museu, que cedeu imagens para esta edição.

A realização é do Instituto Sotaques, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), ao qual o Museu do Círio é vinculado.


Serviço

Exposição “Círio: Festa em Movimento”

Local: Museu do Círio – Complexo Feliz Lusitânia (R. Padre Champagnat, s/n - Cidade Velha, 66020-310)
Período: 8 de outubro de 2025 a 11 de janeiro de 2026
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada Gratuita

 

Com informações da Ascom Secult