Cortejo Visagento celebra a cultura, memória e resistência no bairro do Guamá

Compartilhe
Foto: Divulgação.

O bairro do Guamá, em Belém (PA), recebe no dia 31 de outubro a sétima edição do Cortejo Visagento, um dos mais simbólicos eventos da cultura popular local. A programação inicia às 18 horas com concentração no Cemitério Santa Izabel. O cortejo segue para a Praça Benedito Monteiro, onde haverá concurso de fantasias e atrações culturais até as 22 horas.

O projeto se dedica a valorizar as tradições, memórias e lendas do povo paraense, criando um contraponto à influência de festas como o Halloween. A iniciativa busca fortalecer o pertencimento ao Guamá, combatendo a visão negativa do bairro na mídia, e promove a preservação de espaços simbólicos, como o Cemitério Santa Izabel. É um encontro de arte, ancestralidade e identidade local.

A nova edição do Cortejo Visagento chega dialoga diretamente com o contexto da COP30, que será sediada em Belém. Este ano, o tema escolhido foi “Lutar e resistir contra os predadores da vida disfarçados de progresso”, que amplia o debate sobre os impactos sociais e ambientais do desenvolvimento, refletindo questões como o despejo de famílias e as catástrofes climáticas causadas por enchentes e desastres urbanos.

As fantasias e adereços foram produzidos com materiais reutilizáveis e as oficinas voltadas à reciclagem e à criatividade da comunidade, reforçando o compromisso do projeto com a sustentabilidade.

Organizado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca (ECNB), o evento conta com a participação de grupos artísticos locais e do tradicional Boi Marronzinho, símbolo da cultura popular amazônica. O projeto é realizado com apoio do edital 03/2025 de Pontos e Pontões de Cultura da PNAB e do projeto “Histórias e raízes: construindo cidadania e consciência ambiental no bairro do Guamá”, apoiado pelo Fundo Dema.


Serviço

VII Cortejo Visagento – “Lutar e resistir contra os predadores da vida disfarçados de progresso”


Concentração: Cemitério Santa Izabel (Guamá)
Destino: Praça Benedito Monteiro
Data: 31 de outubro de 2025
Horário: 18h as 22h
Participação: Boi Marronzinho e grupos culturais do bairro
Realização: Espaço Cultural Nossa Biblioteca – ECNB
Apoio: PNAB e Fundo Dema