‘Cidade das Juventudes’: espaço vai articular a juventude global nos debates sobre as mudanças climáticas durante a COP 30
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, vai sediar de 9 a 21 de novembro a “Cidade das Juventudes”, espaço que servirá como ponto de alojamento, convivência e articulação entre jovens ativistas do Brasil e de outros países durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém.
O local foi criado em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e além de servir como ponto de convergência e hospedagem para os jovens engajados no debate sobre o clima, o espaço busca colocar a juventude no papel de protagonista da agenda sobre a ação climática global.
Segundo Guilherme Barbosa, diretor de Programas e Projetos da SNJ, a proposta é que a “Cidade das Juventudes” funcione como um fórum paralelo à agenda oficial da COP30, com debates, palestras, plenárias e atividades culturais. Em relação ao alojamento, a prioridade é acolher jovens do Sul Global que enfrentam mais dificuldades do que os jovens do Norte Global, acrescentou.
Para Celeste Iglesias, diretora do Núcleo de Oficinas Curro Velho, a iniciativa reforça o papel da FCP na promoção da cultura e da integração social, colocando sua estrutura a serviço da integração entre arte, sociedade e os grandes eventos internacionais realizados no Pará.