Parque Zoobotânico do Museu Goeldi terá entrada gratuita durante a COP 30

Compartilhe
Espaço vai sediar mais de 200 eventos paralelos à programação oficial do evento da ONU em Belém.

Foto: Portal Brasil / Divulgação.

O Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, terá entrada gratuita ao público durante o período de realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A gratuidade passa a valer a partir do próximo sábado (8) e segue até o dia 21 de novembro, de domingo a domingo, das 9h às 17h.

Nesse mesmo período a instituição também será sede de mais de 200 eventos paralelos à programação oficial da COP. Ao todo, serão 14 dias de atividades que incluem a Casa da Ciência, a Casa Chico Mendes e a Estação Amazônia Sempre e a Embaixada Planetária. Esses espaços estarão distribuídos nas duas bases físicas do MPEG, na capital paraense: o Parque Zoobotânico e o Campus de Pesquisas.

Casa da Ciência

Iniciativa do MCTI, a Casa da Ciência abre ao público a partir da próxima terça-feira (11). A programação segue até o dia 21/11 e vai acontecer na Biblioteca Clara Galvão e no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, abordando temas ligados ao MCTI e a iniciativas tecnológicas, sociais e ambientais desenvolvidas na Amazônia.

Casa Chico Mendes

A “Casa Chico Mendes” receberá cerca de 50 atividades, desde encontros das mulheres indígenas e extrativistas e da juventude das águas e da floresta a apresentações culturais e a “Marcha do Clima”, passando por oficinas e mesas-redondas. As atividades começam nesta sexta-feira (7), às 18h, com a apresentação do Plano Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais, e se estendem até o dia 21, no Auditório Paulo Cavalcante e em outros espaços do Campus de Pesquisa do MPEG.

Estação Amazônia Sempre

Resultado da parceria entre o Museu Goeldi e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – a “Estação Amazônia Sempre” será aberta oficialmente, às 17h da segunda-feira (10). O espaço receberá diálogos inclusivos sobre o futuro da Amazônia, seminários, palestras, rodas de conversas, entre outros, incluindo as atividades da Rede Bioamazônia que engloba instituições de pesquisa da Pan-Amazônia, entre as quais o Museu Goeldi. As atividades serão concentradas no Auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão e no Chalé Rodolfo de Siqueira Rodrigues e no entorno do Espaço Raízes, localizados no Parque Zoobotânico.

Embaixada Planetária

A “Embaixada Planetária” é um espaço aberto à realização de reuniões com parceiros, abordando temas como bioeconomia, inovação e sustentabilidade, na Amazônia e no mundo. A abertura está agendada para às 8h da segunda-feira (10), com um evento de apresentação do projeto, no Chalé João Batista de Sá e no entorno do Parque Zoobotânico. 


 

Serviço

Funcionamento do Museu Emílio Goeldi durante a COP 30.

Data: de 8 a 21 de novembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Locais:

  • Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376 – São Brás).

  • Campus de Pesquisas (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme).

Mais informações no Instagram @museuemiliogoeldi.

Com informações da Agência Museu Goeldi.

Tags