‘Rejeito’: premiado documentário de Pedro de Filippis ganha exibição especial em Belém durante a COP30

Compartilhe
Foto: Divulgação

Filme destaca as histórias de luta e reconstrução de comunidades que continuam sob risco constante de barragens em Minas Gerais.

Abordando a realidade de comunidades que vivem em territórios atingidos pelos impactos da mineração, o documentário “Rejeito”, do diretor Pedro de Filippis, terá exibição especial em Belém neste sábado (15), às 17h, no Espaço Chico Mendes & Fundação BB, dentro da programação paralela à COP30, realizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

Fruto de quatro anos de produção, o filme constrói uma narrativa marcada pelos sucessivos desastres causados pela atividade mineradora no Brasil, em especial no estado de Minas Gerais.

Acompanhando personagens reais impactados diretamente pelo rompimento de barragens e pesquisadores como a ambientalista Maria Tereza Corujo (Teca), o documentário registra momentos emblemáticos, como a reocupação da comunidade de Socorro, removida após o rompimento de Brumadinho.

Premiado em diversos festivais internacionais, com destaque para o título de Melhor Filme conquistado no FIMEC (Espanha), “Rejeito” estreou nos cinemas brasileiros no último dia 30 de outubro e desta vez, por ocasião da COP30, é mais uma oportunidade para que o público possa conhecer a obra que traz uma crítica sensível e urgente acerca dos impactos socioambientais da mineração.

SINOPSE

Após os maiores rompimentos de barragens de rejeito da história, novas estruturas ameaçam milhões de pessoas em Minas Gerais. “Rejeito” acompanha uma conselheira ambiental do Estado que enfrenta o modus operandi do governo e das mineradoras, ao passo que comunidades ameaçadas resistem em seus territórios. Com uma abordagem intimista e crítica, o documentário lança luz sobre os conflitos invisibilizados da mineração no Brasil contemporâneo.

SERVIÇO

Exibição do documentário “Rejeito”, de Pedro de Filippis.

Data: Sábado, 15 de novembro, às 17h.

Local: Espaço Chico Mendes & Fundação BB (Campus de Pesquisa do Museu Emílio Goeldi – Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém – PA).

Entrada Gratuita.