Brasil lança plano internacional para recuperar áreas agrícolas degradadas

Compartilhe
Foto: Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR

O Brasil anunciou nesta quarta-feira (19), durante a COP30, o lançamento do plano RAIZ (sigla em inglês para “Agricultura Resiliente para Degradação Zero”), destinado à recuperação de áreas agrícolas degradadas em diferentes regiões do mundo. A iniciativa integra o mutirão global para acelerar investimentos em agricultura resiliente e será implementada no âmbito do Grupo de Ativação do Objetivo-Chave 8 da Agenda de Ação da conferência. 

O projeto, que busca mobilizar recursos e compartilhar tecnologias de restauração, recebeu apoio de nove países: Austrália, Canadá, Alemanha, Japão, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Noruega, Peru e Reino Unido.

Inspirado nas experiências brasileiras com os programas Green Way e Eco Invest, que já mobilizaram cerca de US$6 bilhões para restaurar até 3 milhões de hectares de pastagens, o plano pretende oferecer quatro serviços principais aos países participantes. Entre eles estão o mapeamento de paisagens degradadas para priorização de áreas de investimento e a identificação de soluções viáveis de restauração com avaliação de custos e lacunas de financiamento. 

A iniciativa também prevê apoio para a estruturação de ferramentas interativas de análise e a articulação entre investidores para criar mecanismos de co-investimento, reduzindo riscos e ampliando o acesso a capital. Segundo a FAO, mais de 20% das terras agrícolas globais estão degradadas (cerca de 1 bilhão de hectares), o que compromete a produtividade, a segurança alimentar e estimula a expansão sobre ecossistemas naturais.

Com informações do site COP30 Brasil