"Estamos inegavelmente na crise climática, mas estamos reagindo”, diz Secretário-Executivo da ONU

Compartilhe
Foto: Kiara Worth/Flickr.
Foto: Kiara Worth/Flickr.

Estamos inegavelmente na crise climática, mas estamos reagindo” , diz Secretário-Executivo da ONU

Em declaração feita sobre os resultados da COP30, o secretário executivo de Mudanças Climáticas da ONU, Simon Stiell, reconheceu que a conferência ocorreu em um cenário internacional desafiador. “Sabíamos que esta COP ocorreria em meio a águas políticas turbulentas”, afirmou, ao contextualizar as tensões políticas globais que marcaram o processo de negociação entre os países.

Apesar das dificuldades, Stiell ressaltou que a cooperação climática permanece ativa. “Não estou dizendo que estamos vencendo a luta climática. Mas inegavelmente ainda estamos nela e estamos reagindo”, destacou. Segundo ele, os acordos aprovados representam um sinal de resistência coletiva e mantêm viva a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris.

O secretário informou que 194 nações concordaram com os textos finais, reforçando a confiança no avanço de investimentos em energia renovável, que já dobram os destinados a combustíveis fósseis. Em sua fala, citou preocupações cotidianas como a qualidade do ar e a proteção contra enchentes, incêndios e tempestades, apontando que esta COP começou a oferecer respostas “não perfeitamente e não na velocidade necessária, mas de forma concreta”.

Stiell concluiu que os resultados da COP30 mantêm a humanidade “na luta por um planeta habitável”, indicando que, apesar dos desafios políticos e climáticos, os esforços globais para enfrentar a crise seguem em curso.

Tags