Planetário do Pará realiza observação da Lua no Museu do Instituto Evandro Chagas
O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPA) promove nesta sexta-feira (5) uma observação da Lua na área externa do Museu do Instituto Evandro Chagas (MEV), em Belém. A atividade terá início às 19h, com fechamento do portão às 20h30, e não exige inscrição prévia. Esta será a última observação do ano de 2025.
Segundo o técnico em física do CCPA, Gabriel Condurú, apesar da superlua ocorrer no dia 4 de dezembro, a observação no dia 5 não terá qualquer perda perceptível de brilho ou tamanho. Ele ainda explica que este fenômeno faz parte de uma sequência de três superluas consecutivas em 2025.
O acesso ao museu será permitido mediante apresentação de documento de identificação oficial com foto. Durante a atividade, serão disponibilizados telescópios e binóculos para a observação dos detalhes da Lua. A ação estará sujeita às condições climáticas.
Exposições no MEV
Além da observação da Lua, o CCPA mantém duas exposições no casarão do MEV. A primeira, “Ciência e Arte sob o mesmo céu: a astrofotografia revelando o Universo”, apresenta as fotografias vencedoras do Concurso Ciência e Arte 2025, nas categorias infantil, juvenil e adulto.
A segunda mostra, “Constelações Femininas: Mulheres que Iluminam a Ciência”, celebra o legado de sete cientistas pioneiras: Valentina Tereshkova, Emmy Noether, Marie Curie, Hipátia de Alexandria, Nettie Stevens, Dorina Nowill e Maria Montessori. A exposição destaca as contribuições dessas mulheres em campos como Astronomia, Física, Química, Matemática, Biologia, Acessibilidade e Pedagogia, inspirando novas gerações a seguir seus passos.
As exposições podem ser visitadas gratuitamente nos dias 5, 9, 12, 13, 14, 16 e 19 de dezembro, das 10h às 16h.
Serviço
Observação da Lua
Data: 5 de dezembro
Local: Área externa do Museu do Instituto Evandro Chagas - av. Almirante Barroso, 492, com acesso pela trav. Curuzu.
Horário: A partir das 19h, com fechamento dos portões às 20h30.
Entrada gratuita. É necessário apresentar documento de identificação oficial com foto ao acessar o museu.
Com informações da Agência Pará