Navio-Escola da Marinha abre para visitação pública em Belém nesta quinta (11)
O Navio-Escola "Brasil", da Marinha, estará aberto à visitação pública no Porto de Belém a partir da próxima quinta-feira (11), no horário das 14h às 18h. A capital paraense marca o último ponto de parada da 39ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), que constitui a fase final de formação dos futuros oficiais da Marinha.
O Navio-Escola estará aberto à visitação para que o público possa conhecer a operação da embarcação, a capacitação dos militares e o fomento da mentalidade marítima no País.
A viagem deste ano teve início no dia 2 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ) e tem previsão de término para o dia 21 de dezembro. O roteiro contemplou 17 portos, em 13 países: Natal (Brasil), Casablanca (Marrocos), Valência (Espanha), Toulon (França), Civitavecchia (Itália), Le Havre (França), Antuérpia (Bélgica), Oslo (Noruega), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Londres (Grã-Bretanha), Lisboa (Portugal), Baltimore (Estados Unidos), Jacksonville (Estados Unidos), Cozumel (México), Cartagena (Colômbia) e Belém (Brasil).
Ao longo da Viagem de Instrução, os Guardas-Marinha recebem aulas práticas essenciais, abrangendo áreas como navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, fase fundamental para a adaptação à vida de bordo. Ao concluir esta Viagem, os Guardas-Marinha serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente e designados para atuar em diversas Organizações Militares (OM) da Marinha do Brasil, espalhadas por todo o País.
A tripulação é composta por 31 Oficiais, 217 Praças e 140 Guardas-Marinha, da Turma “Almirante Bosísio”, dos quais três são representantes estrangeiros (Namíbia, Camarões e Senegal), que cursaram a Escola Naval. Também embarcam um oficial do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira, dois representantes da Marinha Mercante e Guardas-Marinha de outros países, como: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Egito, México, Paraguai, Portugal e Uruguai.
Serviço
Visitação Pública ao Navio-Escola (NE) “Brasil”
Local: Porto de Belém, Armazéns 11 e 12
Data: 11 de dezembro
Horário: das 14h às 18h