Aplicação da vacina do Butantan contra a dengue começa em janeiro para os grupos prioritários

Compartilhe
Foto: Butantan/ Divulgação.

As diretrizes para o uso da nova vacina contra a dengue, desenvolvida e fabricada integralmente no país pelo Instituto Butantan (o primeiro imunizante de dose única nacional), foram apresentadas pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (9).

As 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em visitas domiciliares, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI). A previsão é de que o lote inicial esteja disponível até o fim de janeiro de 2026.

Segundo o ministro da saúde, Alexandre Padilha, é importante imunizar os profissionais de saúde que estão na linha de frente, lidando diretamente com o atendimento inicial aos pacientes com dengue.

Com a ampliação da capacidade produtiva, o ministério pretende estender a vacinação ao público geral. A campanha deverá começar pelos adultos de 59 anos e avançar gradualmente até atingir a faixa dos 15 anos.

Estudos apresentados pelo Butantan à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) demonstraram que o imunizante possui eficácia de 74,7% contra a dengue sintomática em indivíduos de 12 a 59 anos, e de 89% contra formas graves da doença.

Aumento de doses e estudo

O aumento na disponibilidade de doses é resultado de um acordo de cooperação com a chinesa WuXiVaccines, parceira do Instituto Butantan na produção massiva do imunizante e no repasse de tecnologia. A definição do público prioritário levou em conta critérios técnicos e o perfil epidemiológico do país, discutidos na reunião da CTAI realizada em 1º de dezembro.

As doses serão parcialmente destinadas a um estudo de impacto em Botucatu (SP). A cidade será uma área modelo e terá a vacinação em massa da faixa etária de 15 a 59 anos antecipada, servindo para avaliar a dinâmica da doença após a imunização rápida. A expectativa é que, com adesão entre 40% e 50% do público-alvo, já seja possível observar impacto significativo no controle da dengue.

Outra vacina

O Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece uma outra vacina contra a dengue, fabricada por um laboratório japonês e aplicada em duas doses, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.

O Brasil foi o primeiro país a incorporar este imunizante na rede pública, começando em 2024. Desde então, mais de 7,4 milhões de doses já foram aplicadas. Visando o futuro, o Ministério da Saúde garantiu 9 milhões de doses para 2026, com a previsão de adquirir mais 9 milhões em 2027.

Com informações da Agência Brasil.

Tags