Mostra fotográfica destaca múltiplos olhares sobre Belém

Compartilhe
Foto: Marcelo Vieira
Foto: Marcelo Vieira

Nesta sexta-feira (9), às 10h, o Centro Cultural Banco da Amazônia abre ao público a exposição “Uma Belém no Olhar de Alguém”, que integra a programação comemorativa pelos 410 anos da capital paraense. A mostra reúne 35 fotografias produzidas por 20 fotógrafos, oferecendo diferentes perspectivas sobre o cotidiano, as paisagens e as transformações da cidade ao longo do tempo. A visitação segue até 8 de abril.

Entre os artistas convidados estão a fotógrafa e artista plástica Andréa Noronha, integrante do Instituto Mulheres Artistas da Amazônia (IMAA), e os fotógrafos Alexandre Baena, Bizi, Celso Lobo, Déia Lima, Fabíola Tuma, Fatinha Silva, Guy Veloso, Iza Girard, Janduari Simões, Marcelo Vieira, Maria Cristina Gemaque, Mariano Klautau Filho, Marise Maués, Nádia Borborema, Patrícia Brasil, Renato Neves, Rosana Uchôa, Rosário Lima e Valério Silveira.

Com curadoria do artista visual Emanuel Franco, a exposição parte da ideia de que Belém não pode ser compreendida a partir de um único ponto de vista. A cidade é retratada como um organismo vivo, atravessado por diferentes tempos, culturas e contrastes, que se refletem na arquitetura, nos espaços urbanos e nas memórias coletivas.

A narrativa visual destaca elementos marcantes da paisagem urbana, como mangueiras centenárias, sombras que definem o ritmo da vida cotidiana e prédios históricos com traços colonial, barroco, neoclássico e art nouveau. Esses elementos convivem com palafitas, trapiches, pontes e áreas alagadas, revelando uma cidade moldada pela constante adaptação ao território amazônico.


Serviço

Exposição ‘Uma Belém no Olhar de Alguém’

Abertura: 9 de janeiro – 10h às 19h;
Visitação até 8 de abril de 2026;
Local: Centro Cultural Banco da Amazônia -Endereço: Av. Presidente Vargas, 800 – Campina – Belém (PA);
Entrada gratuita;
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.