Obras de restauro da Basílica Santuário de Nazaré entram na reta final
Atual fase dos serviços inclui intervenções na fachada e restauração das portas de bronze do templo.
A segunda etapa do restauro da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, avança para a fase final com intervenções que contemplam o espaço do coro – onde fica o órgão da igreja, além da restauração das portas de bronze do templo.
Nesta fase do projeto, os reparos também acontecem na área externa da igreja, com os serviços de pintura das paredes, intervenções nas duas torres, na cruz da fachada, mosaicos, colunas do átrio, limpeza dos mármores e em outros elementos que fazem parte do conjunto arquitetônico da Basílica.
Segundo a coordenadora geral do projeto de restauração, Luci Azevedo, o estágio atual da obra contempla, ainda, a construção de uma nova subestação de energia que vai garantir mais segurança e capacidade para suportar a carga elétrica, tanto da igreja quanto da cripta, espaço que passará a ser liberado para visitação do público, explicou.
Os trabalhos de restauro da Basílica Santuário de Nazaré são patrocinados pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda no primeiro semestre de 2026. Mesmo com as obras em andamento, a Basílica segue funcionando normalmente, inclusive na manutenção do acesso dos fiéis.