Museu Goeldi abre inscrições para o Clube de Pesquisadores Mirins
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 27 de fevereiro. As atividades começam em março.
O Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), inscreve a partir do próximo dia 27 de fevereiro. O processo de inscrição é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo site da instituição, com o preenchimento do formulário.
Neste ano estão sendo ofertadas 50 vagas para estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, matriculados em escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém. Metade das vagas são destinadas aos alunos da rede pública de ensino. Além disso, das 50 vagas disponíveis, 40 serão destinadas a novos participantes e as outras 10 a veteranos integrantes de edições anteriores.
No ato de inscrição os candidatos devem informar a turma que querem participar. Serão oferecidas duas turmas, cada uma com 25 integrantes. A primeira, “Planeta Animal – da Lupa ao Binóculo” é para alunos do 5º ao 9º ano e vai estudar a relação dos animais entre si, com a população e com o meio ambiente. Já a segunda, “Jardins da Ciência”, é voltada a alunos do 8º ao 1º ano e busca desvendar a ciência presente no dia a dia das pessoas e da sociedade.
PROCESSO SELETIVO
A seleção vai acontecer entre os dias 3 e 5 de março, sempre às 14h, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. No dia 3, será a avaliação dos veteranos; no dia 4, dos inscritos para a turma Planeta Animal; e no dia 5, será a vez dos candidatos da turma Jardins da Ciência.
Para os veteranos serão aplicadas uma prova escrita baseada no assunto da turma escolhida e uma autoavaliação. Já para quem participará pela primeira vez, haverá uma entrevista oral e dinâmica em grupo. As atividades abordarão assuntos como ciência na Amazônia, a história do Museu Goeldi e do Clube de Pesquisadores Mirins, além dos temas que dão nome às duas turmas.
Os resultados do processo seletivo serão divulgados no dia 16 de março, no site e no Instagram do Museu Goeldi. As atividades do Clube dos Pesquisadores Mirins começarão em março, nos dias 24 (turma Jardins da Ciência) e 25 (turma Planeta Animal).
Mais informações no Edital, presencialmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, no prédio do Serviço de Educação do Parque Zoobotânico ou através do e-mail cpm@museu-goeldi.br.
CLUBE DO PESQUISADOR MIRIM
Criado em 1997, o clube visa estimular o interesse de crianças e adolescentes pela ciência. Com aulas semanais ao longo do ano, a iniciativa aproxima os estudantes dos cientistas do Museu Goeldi, bem como das pesquisas realizadas pela instituição. Em três décadas de atividades, mais de 4,5 mil jovens já foram contemplados pelas atividades desenvolvidas no Parque Zoobotânico.