Projeto Vozes Animadas leva espetáculos gratuitos de teatro de animação a Belém e ao Marajó
A programação reúne apresentações da Cia de Teatro Nu Escuro, de Goiás, e celebra os 30 anos de trajetória do grupo em intercâmbio com artistas paraenses.
O projeto Vozes Animadas chega ao Pará entre os dias 8 e 12 de julho com apresentações gratuitas de teatro de animação em Belém e no município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó. A iniciativa integra o Programa Funarte de Difusão Nacional 2025 – Circuito Myriam Muniz e marca a circulação da Cia de Teatro Nu Escuro, de Goiânia (GO), que celebra 30 anos de atuação em 2026.
Além de levar ao público dois espetáculos do repertório da companhia, a programação promove o intercâmbio com artistas paraenses, especialmente a Cia In Bust Teatro com Bonecos, de Belém, que também completa três décadas de história neste ano. A parceria entre os grupos, construída ao longo dos anos, será celebrada por meio de apresentações, bate-papo e ações colaborativas.
A programação começa em Belém com o espetáculo “Barbas”, em cartaz nos dias 8 e 9 de julho, às 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. A montagem mistura teatro de animação, atuação e música para contar a trajetória de Marabel, uma menina de 11 anos que enfrenta o luto após a perda da irmã e o adoecimento da mãe. Ao longo da narrativa, bonecos, máscaras e elementos do grotesco ajudam a abordar temas como pertencimento, diferenças, afeto e saúde mental.
Após a apresentação do dia 9 de julho, o público poderá participar de um bate-papo com a artista paraense Adriana Cruz, da Cia In Bust Teatro com Bonecos, que integra a equipe de dramaturgia do espetáculo e mantém uma relação artística de longa data com a Nu Escuro.
As sessões de “Barbas” contarão com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Segundo a companhia, esses recursos fazem parte da própria concepção cênica da montagem, integrando a experiência do público ao espetáculo.
A circulação segue para Ponta de Pedras, no Marajó, onde será apresentada a intervenção urbana “Dramas ao Cubo”, no dia 12 de julho, às 18h, na Praça da Matriz. O espetáculo reúne quatro pequenas encenações em caixas de teatro lambe-lambe, inspiradas em memórias, mitos e personagens femininas.
As histórias homenageiam personalidades como Carolina Maria de Jesus, Elza Soares e Julia Pastrana, além de revisitar personagens clássicas da dramaturgia. As apresentações acontecem de forma individual ou para pequenos grupos, proporcionando uma experiência intimista entre artistas e espectadores.
A intervenção contará ainda com a participação do artista paraense Aníbal Pacha, integrante da Cia In Bust Teatro com Bonecos e do Coletivo de Animadores de Caixa, parceiro da Nu Escuro no processo de criação do espetáculo.
Segundo a organização, o projeto busca fortalecer o diálogo entre grupos de diferentes regiões do país, incentivar a troca de experiências e ampliar o acesso do público ao teatro de formas animadas, valorizando a produção artística desenvolvida no Centro-Oeste e na Amazônia.
Projeto Vozes Animadas – Cia de Teatro Nu Escuro (GO)
Espetáculo “Barbas”
Data: 8 e 9 de julho de 2026
Horário: 19h
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique – Belém
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Sessões com recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Bate-papo
Data: 9 de julho
Após a apresentação, com a artista Adriana Cruz, da Cia In Bust Teatro com Bonecos.
Intervenção urbana “Dramas ao Cubo”
Data: 12 de julho de 2026
Horário: 18h
Local: Praça da Matriz – Ponta de Pedras (Marajó)
Entrada: Gratuita.

